3 ações ao espírito Primeiro de Abril que vale a pena lembrar!

Compartilhe:
Publicidade

Grandes empresas que fizeram uso da famosa data da pegadinha, do humor e da mentira. E no espírito da data levantamos algumas ações que vale lembrar.

“Todos os episódios de #GoT na Netflix”

Logo de cara, falaremos da pegadinha histórica da Netflix ao anunciar que os assinantes teriam “Todos os episódios de #GoT na Netflix”. Para depois descobrirem que foi tudo uma pegadinha e que em vez de Game of Thrones, a novidade seria a série do curioso protagonista: – Glauber, o Tijolo (GoT).

A marca soube trabalhar bem o humor em cima de seus engajamentos e seu alcance, visto seu histórico de constante interação com seu público nas redes sociais. E como resultado, realmente fez o “barulho” que queria e foi o centro e pauta mais falada na época.

“É possível contar um monte mentiras, dizendo só a verdade…”

Outra exemplo, fugindo um pouco do humor, temos a ação que a Folha de São Paulo fez na década de 80 ao lançar um vídeo que, sem citar o nome, nos contas os “grandes feitos” deste misterioso homem do vídeo.

Assim, o vídeo vai tirando o ‘zoom’ da imagem conforme nos fala mais e mais sobre o misterioso homem da imagem, e seus feitos ao seu país em todo seu governo.  E ao final do vídeo quando vemos a imagem por inteiro, há uma surpresa.

E em cima desta revelação a Folha de São Paulo fala sobre a importância do cuidado com a informação em que se recebe. Mostrando como mentiras podem ser passadas para frente através de verdades.

Movimento #AsteriscoNão

Finalizando a lista temos o manifesto da Nubank em que muito alinhado com o posicionamento da marca, promove uma campanha de transparência na comunicação.

Quem nunca ao participar de alguma campanha promocional, por exemplo, se deparou com as várias letrinhas miúdas cheias de ressalvas em que impõem regras não explicadas?

Pensando nesta comunicação clara, o Nubank deu início ao manifesta #AsteriscoNão para marcas abolirem asteriscos na publicidade. Que também se encaixa muito bem ao dia primeiro de abril. Sem pegadinha, sem mentiras… e sim a transparência.

“Deixa a gente te fazer uma pergunta: qual foi a última vez que você leu as letras miúdas no pé de uma página? Ou prestou atenção ao que estava escrito lá no rodapé de um anúncio – perto do símbolo de *? A resposta é: provavelmente nunca. E é por isso que surgiu o movimento #AsteriscoNão.”

Para mais detalhes sobre essas ações e nossos comentários sobre cada uma delas, confira o vídeo:

Aproveite e participe dessa discussão, deixando sua opinião também nos comentários.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Bruno Mitsuru
Bruno Mitsuru

Veja também