10 benefícios do vídeo para o marketing

Compartilhe:
Publicidade

Se você está buscando por maneiras de incrementar sua estratégia de marketing online, já deve ter lido sobre a produção de conteúdo. Mas aqui vou falar especificamente sobre a produção de conteúdo em vídeo e seus benefícios.

É bem visível como tem aumentado a criação de vídeos para divulgar marcas e profissionais. E se você ainda tem dúvidas se o investimento de tempo e dinheiro no vídeo é importante, veja alguns dos benefícios abaixo.

Traz personalidade, inspira autenticidade e constrói confiança

Se quer demonstrar a sua personalidade (ou da sua empresa), o vídeo é a melhor maneira de fazer isso, já que constrói uma relação muito mais próxima do que texto e imagem entre você/sua empresa e seus clientes/espectadores.

Quanto mais vídeos fizer com o objetivo de instruir, dar dicas e falar sobre determinados produtos, serviços ou ferramentas, mais confiança você cria com quem assiste. E no final das contas, uma conversão só é feita através de confiança.

Aumenta muito o alcance das mensagens

Há poucos anos estávamos em uma “era” em que as imagens dominavam, e utilizar imagens para expressar o que pensa ainda ajuda muito a aumentar o alcance e interesse do que está dizendo.

Mas hoje nós temos o audiovisual para aumentar ainda mais esse alcance.

E aqui entra o principal causador dessa maior disseminação: Social Sharing.

Pesquisas mostram que 92% dos usuários de smartphones compartilham vídeos com outros. Isso aumenta muito as chances do seu vídeo ir nessa leva também.

Aumenta a visualização da marca

Pessoas compartilham emoções, não fatos. Vídeos transmitem emoções de um jeito muito mais direto do que outros meios.

Imagine uma promoção de uma empresa, ou uma habilidade que você queira divulgar. Se fizer um banner e divulgar, qual é a vontade que as pessoas terão de compartilhar essa imagem?

Mas e se no lugar desse banner tivesse um vídeo contando uma história (o famoso storytelling) que acabará tendo uma relação com o seu objetivo final (falar da promoção ou habilidade que quer divulgar)?

Não precisa só imaginar a diferença. 76% dos usuários de outra pesquisa demonstraram que compartilhariam um vídeo da empresa se ele fosse divertido. 76%!

Aumenta as vendas

Deixando então bem claro o que falei nos itens anteriores: o vídeo é um investimento.

Já que o vídeo pode influenciar muito o comportamento do seu cliente, persuadindo-o a fazer uma compra ou gerando um lead (que futuramente poderá fazer uma conversão).

Gosta de estudos que comprovam isso? Então tem mais um que diz que 74% dos usuários que assistiram um vídeo sobre determinado produto tendem a compra-lo depois.

A conversão de vendas aumenta até entre os que estavam só curiosos

Às vezes o consumidor está lá tranquilo, assistindo o seu vídeo de maneira totalmente despretensiosa.

Mas essa informação é tão mais fácil de digerir que ele pode entender a mensagem mesmo que esteja fazendo outras atividades e consequentemente fazer uma compra ou ficar com essa informação na mente até, em algum momento, fazer a conversão.

Vídeo para aumentar a conversão do e-mail marketing

Apesar de já ter perdido bastante seu potencial, o e-mail marketing ainda é uma ótima ferramenta para divulgar algo.

Mas aparecer no meio de tantos e-mails promocionais é realmente complicado e muitas vezes o seu vai ser só mais uma das mensagens perdidas no limbo da caixa do usuário.

Mas a inclusão de um termo como “veja o vídeo de…” ou apenas “vídeo” no assuntos do seu e-mail, e consequentemente direcionar para algum vídeo sobre o que você está falando, aumenta muito o índice de mensagens abertas e reduz o de pessoas pedindo para sair da sua lista de mensagens.

Mas o mais importante é o aumento de 200~300% do número de cliques dentro do e-mail, como mostram pesquisas.

Muito mais eficiente para pós venda (do que manuais)

Já falei sobre a facilidade da absorção da mensagem através de vídeo e também como isso constrói uma relação de confiança muito mais interessante do que imagem e texto.

Entendendo isso, vídeo de manuais e tutoriais são muito mais eficientes para ensinar seus usuários a usar determinado produto, por exemplo, e ainda vai mantê-los próximos para uma próxima compra.

Até animações (motion graphics) podem entrar aqui para auxiliar. Claro que a complexidade do vídeo começa a aumentar, mas também aumenta o interesse das pessoas em vê-lo até o fim.

O retorno de investimento (ROI) em vídeos é bem mais rápido

ROI é um termo muito utilizado no empreendedorismo, então é algo que já pode ir se acostumando.

Basicamente ele significa o tempo que você terá de volta o seu dinheiro (e até tempo) investido em determinada ação. Quanto menor o ROI, teoricamente, melhor, já que assim você poderá investir novamente em outras ações.

Basicamente, ele significa a porcentagem de retorno (receita) sobre determinado investimento. Quanto maior o ROI, teoricamente, melhor, já que assim você poderá investir novamente em outras ações.

E quando se trata de vídeo, temos o investimento no equipamento, no aprendizado a fazer o vídeo em si, em possíveis itens de cenário e de pessoal.

Mas ainda sim, pesquisas mostram que 83% dos executivos dizem que esse retorno é mais rápido do que em ações de marketing mais tradicional, mesmo considerando que a produção de um vídeo muitas vezes não é algo barato.

Mas parte disso vem acontecendo pela redução constante dos preços de equipamentos (já que até smartphones conseguem fazer bons vídeos) e softwares usados para a criação de um vídeo, além do crescente interesse nessa linguagem.

E dependendo da plataforma e do objetivo, não necessariamente todo vídeo deve ser perfeito. Até um vídeo não muito bem produzido pode passar uma mensagem com força.

Sistemas de busca amam vídeos

Google ama, Facebook ama, usuários amam. Vídeo é o queridinho do momento. E como os sistemas de busca sempre estão atrás de conteúdos que geram mais engajamento, o vídeo entrou nisso com tudo.

Se você tem um vídeo na sua página, há uma tendência de aparecer mais nas buscas. Se você sobe um vídeo em sua página do Facebook (só não pode ser um vídeo do Youtube dentro do Face), você vai aparecer para muito mais seguidores.

E se o vídeo estiver em um site, é muito mais provável que o tempo que seu usuário fique nele aumente consideravelmente, que é algo que o Google leva muito em consideração. E como o Youtube e Google estão juntos, vídeos deles são priorizados.

Vídeo é preferido para usuários de smartphones

A para encerrar, como já falamos da preferência predominante de vídeos, isso fica ainda mais gritante quando se trata de usuários de smartphones.

Só no Youtube, o consumo de vídeos através de celulares aumenta 100% a cada ano e isso só vai continuar crescendo, já que a internet e os smartphones continuam ficando cada vez mais populares.

Conclusão

Não há dúvidas de que vídeos ajudam muito na sua relevância nas buscas e também no próprio interesse gerado para a empresa ou profissional.

Pensando nisso vamos começar a falar mais dessa importância e continuar dando dicas valiosas para quem quer aprimorar o seu marketing online.

Até a próxima!

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Julian Nunes
Julian Nunes

Veja também