Quando uma empresa decide alterar seu logotipo, é preciso aceitar o risco da não-aceitação por parte do público.
Geralmente tal mudança segue uma elaborada explicação do porquê do novo visual, mas são muitos que não engolem e “xingam muito no Twitter”.
Reclamações de primeiro momento são normais, pois a maioria das pessoas não são favoráveis à mudanças. Porém, existem casos em que, mesmo após algum tempo, as críticas continuam.
No post de hoje selecionamos 5 empresas que tiveram seus novos logotipos criticados pelo público.
Confira:
1) Mercado Livre
Em Maio de 2013 o Mercado Livre contratou a empresa argentina Imaginity, para remodelar seu antigo logotipo, que ganhou um ar mais simples.
Enquanto que o desenho das mãos se cumprimentando foi elogiado por alguns, muitos criticaram a escolha da fonte no logotipo, que – segundo alguns – parece ter sido escolhida às pressas.
2) GAP
Quando a GAP apresentou seu novo logotipo, recebeu uma verdadeira enxurrada de críticas e reclamações. A coisa tomou proporções tão grandes que a própria empresa decidiu voltar atrás e continuar usando o antigo.
3) Stock Car
Por mais imparcial que gostaria de ser, não poderia deixar de citar a verdadeira – desculpem a expressão – cagada que a Stock Car fez ao alterar seu logotipo.
A opinião de muitos é que o novo logo parece mais uma marca de carrinhos de brinquedo do que uma empresa de competição automobilística. Tive que concordar.
4) Windows
Ao lançar o Windows 8, a Microsoft decidiu seguir uma linha visual diferente da que estávamos acostumados nas versões anteriores do sistema operacional, fazendo com que alguns derramassem críticas e mais críticas sobre essa decisão.
As principais críticas se referem à cor usada, o azul, que para alguns faz referência à “tela azul” de erro do sistema operacional e também quanto à simplicidade da “janela”.
5) Yahoo
Após o divertido projeto Yahoo! 30 days of change, onde a cada dia um logotipo diferente era apresentado, finalmente o Yahoo apresentou seu novo logotipo.
Não demorou muito para que as críticas surgissem, principalmente pelo relevo que o logotipo aparenta.
Apesar das críticas, muitas vezes o público acaba acostumando com a nova identidade visual, e se adaptando à mudança.
O Designerd é totalmente imparcial em relação às críticas citadas aqui. Exceto no caso da Stock Car, que inegavelmente ficou uma bosta.