Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer e-commerce é a visibilidade de sua marca para o público alvo. Ou seja, quantas oportunidades estão presentes em pesquisas, redes sociais e os demais canais para que clientes em potencial entrem em contato com seu negócio.
Por isso, investir em marketing de conteúdo é uma excelente opção quando se trata de atrair e conquistar mais clientes no e-commerce, assim como produzir material relevante para sua área e aumentar o potencial e abrangência de seu negócio.
Mas afinal, como exatamente executar marketing de conteúdo no e-commerce? É exatamente isso que vamos abranger neste artigo, entendendo sua definição e como ele pode ser empregado em sua empresa.
O que é marketing de conteúdo?
Essencialmente, marketing de conteúdo é uma estratégia que busca produzir e disseminar conteúdo que seja exclusivamente relevante ao público alvo da sua empresa, tendo como objetivo principal aumentar o engajamento com a marca e ajudá-lo a adquirir mais leads.
O marketing de conteúdo não substitui estratégias de marketing digital. Pelo contrário, fazendo parte do inbound marketing – uma metodologia utilizada dentro do próprio marketing digital -, ele na verdade serve como um reforço às estratégias de marketing trabalhadas em sua empresa.
Existem diversas formas de produzir conteúdo, entre elas, estão blogs, podcasts, vídeos, estudos de caso, pesquisas, entre outros, basta escolher um que se encaixe com sua estratégia. As vantagens adquiridas pelo marketing de conteúdo são realmente significativas para seu crescimento.
Acompanhe a lista abaixo com 5 delas e como empregá-las.
1. Aumenta a visibilidade da marca
Como já mencionado, uma das principais características do marketing de conteúdo é aumentar a visibilidade e reconhecimento de sua marca. Isso acontece porque para cada novo artigo, vídeo ou outro tipo de conteúdo lançado, as chances de alguém encontrar sua marca aumentam.
Isso não envolve apenas resultados nas pesquisas orgânicas, apesar destas terem um grande potencial caso esteja empregando boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), dependendo do conteúdo, você consegue atingir mais clientes de uma forma mais direta.
Para seu e-commerce, considere fazer vídeos sobre seu produto, ou escrever artigos com temas que sejam interessantes ao seu público alvo. E claro, una este conteúdo às suas campanhas de marketing, gerando maiores oportunidades para engajar seus clientes nas redes sociais, por exemplo.
2. Ajuda a educar o mercado
Não podemos negar que um dos pontos mais importantes para vender online é fazer com que os visitantes seu e-commerce possam entender as vantagens que seus produtos ou serviços podem trazer.
Com isso em mente, produza conteúdo que sirva para educar seu mercado de atuação. Caso trabalhe com produtos fitness, por exemplo, escreva artigos e compartilhe pesquisas de fontes confiáveis sobre como cada produto pode trazer benefícios à saúde dos seus leads.
3. Converta visitantes em leads
Através de uma estratégia de marketing de conteúdo coerente com seu público alvo, assim como o aumento da visibilidade e reconhecimento de sua marca, você terá mais oportunidades de engajar com àqueles interessados em seus produtos.
Tenha sua equipe pronta para receber os novos visitantes de forma profissional e personalizada.
Para isso, utilize plataformas de atendimento modernas, como um chat online em sua página, serviços de telefonia, entre outras.
Envie notificações sobre novos artigos lançados em seu blog de forma segmentada, através do e-mail adquirido quando o visitante assina a sua newsletter ou conversa com seus agentes pelo chat, por exemplo. Lembre-se de utilizar o conteúdo produzido para seu e-commerce como um ponto de entrada em seu funil de vendas.
4. Melhores oportunidades para parcerias
Especialmente no ambiente online, fazer parcerias é uma excelente forma de crescer junto à outra empresa que se encaixe no seu mercado de atuação. O co-marketing é um exemplo que baseia-se diretamente no marketing de conteúdo, produzindo material que possa ser enviado para a base de leads dos parceiros envolvidos.
Além disso, com um blog online no e-commerce, você pode trabalhar com guest posts, publicando artigos e conteúdo desenvolvido por seus parceiros no seu próprio blog. Em troca, faça o mesmo e chame atenção para seu público alvo publicando artigos no blog de seus parceiros.
5. Fidelizar clientes e aumentar as vendas
Com o conjunto de vantagens citadas até agora, não é difícil compreender como o marketing de conteúdo pode ajudá-lo a gerar mais conversões. É importante lembrar que seu conteúdo não serve apenas para a primeira venda, podendo ajudá-lo também no processo de fidelização de seus clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo dragon360, 61% dos clientes admitem ter mais interesse em comprar de empresas que produzem conteúdo personalizado. Além disso, produzir e compartilhar conteúdo com frequência aumenta a confiabilidade em seu negócio, este sendo outro ponto crítico para o sucesso de seu e-commerce.
Combine seu marketing de conteúdo com um atendimento personalizado
Agora que entendemos o conceito por trás do marketing de conteúdo, assim como seu impacto na geração de leads e aumento do reconhecimento de sua marca, é importante entender que o resultado dessas ações, caso executadas de forma coerente e estratégica, é o aumento de fluxo de visitantes em sua página.
Portanto, lembre-se de fortalecer seus canais de atendimento ao cliente para atender à esta demanda. Para isso, trabalhe com uma plataforma omnichannel, como o JivoChat, para impactar ainda mais a satisfação de seus clientes.