Ao utilizarmos imagens em algum projeto, temos uma grande responsabilidade: fazer com que a imagem escolhida atinja o público-alvo de forma eficaz.
A falta de atenção na hora de escolher a fotografia certa pode prejudicar todo o projeto, afastando o público-alvo, criando dúvidas sobre a mensagem ou ainda tirando o foco do que realmente importa.
Por isso, escolher a imagem certa para projetos de design gráfico ou web é uma tarefa muito importante.
Confira 5 tipos de imagens que você pode utilizar e confira as características de cada um:
Rostos
O ser-humano busca rostos em tudo. Essa mania de enxergarmos olhos, nariz e boca em qualquer coisa tem até nome: pareidolia.
Não é à toa que utilizar retratos em projetos pode surtir um ótimo efeito. Os publicitários sabem que as pessoas são atraídas por rostos (principalmente familiares) e abusam do recurso em peças publicitárias.
A direção dos olhos também conta muito. Da próxima vez que ver um anúncio em uma revista ou outdoor preste atenção para onde os olhos da pessoa estão direcionados.
Pode parecer óbvio, mas utilizar um rosto familiar ao seu público-alvo pode surtir um grande efeito em seu projeto.
Expressões específicas
Pegando o gancho da dica anterior, muitas vezes queremos enfatizar uma emoção específica, como alegria, surpresa ou medo. É nessa hora que precisamos ter um cuidado especial ao escolhermos uma imagem.
Tome como exemplo e emoção “surpresa”.
Uma surpresa pode ser boa ou ruim. Sua expressão facial ao abrir a porta e se deparar com um amigo querido que não via há muito tempo é diferente da expressão de abrir o aplicativo do banco no smartphone e ver que sua conta está negativa, por exemplo.
Por isso, se tiver dúvidas ao escolher imagens que envolvam emoções, pergunte a opinião de algumas pessoas sobre o que aquela imagem transmite antes de usá-la no projeto.
Superação
Quando o público-alvo precisa vencer uma barreira ou conquistar alguma coisa, imagens de superação podem ser bem aproveitadas.
Elas não precisam ser especificamente sobre o assunto. Você pode utilizar a imagem de alguém no topo de uma montanha em um projeto sobre independência financeira, por exemplo (apesar de ser bem clichê).
O importante, mais uma vez, é captar a emoção que aquela imagem proporciona: Liberdade, quebra de barreiras, conquista, vitória?
Seja qual for o sentimento que deseja passar com sua imagem, com certeza achará aquela que consegue transmitir de melhor forma a emoção desejada.
Por isso é importante primeiramente entender a mensagem que a fotografia quer passar e depois ver se ela se conecta ao contexto do projeto.
Padrões
Os padrões também atraem o ser-humano e servem de pano de fundo para várias mensagens.
Padrões intrigantes instigam nossa curiosidade e podem fazer a pessoa ficar mais alguns segundos apreciando a imagem, o que pode representar muito para quem deseja transmitir uma mensagem ou vender algum produto ou serviço.
É claro que esse conceito é muito mais subjetivo, e por causa disso geralmente um padrão trabalha em conjunto com o resto dos elementos, como símbolos, textos e outras imagens.
É tarefa do designer encontrar esse equilíbrio e usar esse tipo de imagem a seu favor.
Natureza
Temas relacionados à natureza estão em alta e pode ser uma ótima ideia explorá-los.
Isso não significa inserir imagens de árvores, tucanos e girafas de forma aleatória em seus projetos, mas sim procurar inserir imagens com elementos naturais.
Por exemplo, se o tema for reunião de amigos ou relacionamento familiar, imagens como essas podem ser bem interessantes:
Note que, em ambas, a natureza aparece como plano de fundo, mas o destaque ainda está na mensagem principal das imagens.
Espero que tenha gostado das cinco dicas sobre tipos de imagens que poderá utilizar em seus projetos. Relembrando, são essas:
- Rostos
- Expressões Específicas
- Imagens de Superação
- Padrões
- Imagens relacionadas à natureza
Até a próxima!