6 logotipos famosos que fazem bom uso do espaço negativo

Compartilhe:
Publicidade

Espaço negativo é, em resumo, a área ao redor de objetos em uma fotografia ou logotipo. Tão importante quanto o objeto em si, o espaço negativo ajuda a definir os limites do espaço positivo e traz equilíbrio à composição.

Cada vez mais o mundo criativo vê o surgimento de designers criando formas que trazem significado no espaço negativo. E os resultados podem ser maravilhosos.

Confira 6 logotipos famosos que fazem bom uso desse recurso:

Fedex

Esta lista não estaria completa sem o mais famoso uso de espaço negativo em um logo.

A flecha branca entre o E e o X, uma vez visto jamais será esquecido. O logo ganhou muitos prêmios de design, originalmente criado por Lindon Leader em 1994.

Unilever

A Unilever é uma das grandes empresas de bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, de alimentos, cuidados e higiene pessoal. Eles produzem uma grande quantidade de produtos e queriam refletir todos eles em seu logo.

Quando observamos elementos muito próximos e que tenham formas semelhantes, a percepção tende a agrupá-los em um único bloco distinto, o logo da Unilever é um ótimo exemplo disso.

Podemos passar minutos buscando significados dentro do “U”.

Carrefour

Criado por Miles Newlyn ,o logo do Carrefour tem aquele tipo de característica que, uma vez visto o espaço negativo, jamais passará desapercebido. É uma característica de todos os logos deste artigo, mas funciona bem neste.

O espaço negativo da letra C é posicionado em uma área tão bem centralizada que é praticamente impossível não notá-lo novamente.

O logo é composto por duas setas opostas , refletindo o significado literal da palavra Carrefour, em francês, “cruzamento” (de ruas). Também pode ser entendido como múltiplas escolhas de produtos oferecidos por esta rede de supermercados.

Além disso, o logo usa as cores da bandeira da França, país onde o Carrefour foi fundado.

Cisco

A Cisco é conhecida por seus equipamentos de telecomunicações. Logo, faz todo sentido que eles tenham escolhido o símbolo que representa ondas eletromagnéticos para seu logo.

Muitas pessoas não percebem que as ondas eletromagnéticas estão em forma da Ponte Golden Gate.

A companhia foi fundada em 1984 em São Francisco, então a forma da Golden Gate Bridge é uma homenagem às raízes da empresa. O nome “Cisco” vem de São Francisco, razão pela qual o logo não tem letra maiúscula.

Toblerone

A cidade de Berna (Suíça), conhecida por suas altas montanhas, é chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate Toblerone, que fica na cidade, resolveu homenagear Berna usando esses elementos no próprio logo da empresa.

Perceberam no espaço negativo o urso na montanha?

Paramount Pictures

O logo da Paramount Filmes foi criado por seu fundador, William Wadsworth Hidkinsin. Diz a lenda que ele esboçou o logo em um guardanapo e que se trata da montanha Ben Lomond.

O logo original era ladeado por 24 estrelas representando os 24 atores e atrizes que haviam assinado com o estúdio. Hoje, o número de estrelas foi reduzido a 22, mas o número de astros empregados pelo estúdio é obviamente bem maior.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Daniel Vasconcelos
Daniel Vasconcelos

Veja também