Seja para um trabalho de design gráfico, um post no site de um cliente, uma publicação nas redes sociais ou para concluir aquele anúncio matador, é essencial escolher imagens que chamam atenção. Mas é aí que começa a dúvida.
Com tantas opções, estilos, temas, assuntos e paletas de cores, fica difícil saber onde encontrar aquele gatilho que chamará a atenção do público e, assim, fará com que o projeto traga (ou supere) o resultado desejado.
Por mais que não haja um método definitivo, nós separamos algumas dicas que podem clarear a sua mente neste processo. Assim, quando se deparar com a mesma situação, saberá qual é a melhor maneira de lidar com ela!
Como escolher as melhores imagens que chamam atenção?
Saber como escolher boas imagens para seus projetos é essencial, e se elas forem chamativas, melhor ainda!
Confira quatro dicas que vão te ajudar nessa missão:
Priorize imagens de alta qualidade
No que diz respeito à imagens chamativas, não é necessário ser um profundo especialista em design ou fotografia para identificar quando uma imagem tem boa qualidade e quando não tem.
É claro que os especialistas conseguem distinguir uma gama maior de características e peculiaridades, mas é fundamental que elas tenham boa resolução e definição, de modo que sejam agradáveis ao olhar.
Imagine que você está em dúvida sobre entrar em dois sites que falam do mesmo assunto, mas o primeiro escolheu imagens que chamam atenção e possuem boa resolução, enquanto o segundo optou por fotos embaçadas, serrilhadas e de baixa qualidade. Qual você escolheria?
É intuitivo escolher aquele com boas imagens, já que essa é uma demonstração de cuidado, atenção e profissionalismo.
Invista no apelo emocional
É possível transmitir emoção através de diferentes tipos de conteúdo, como músicas, textos, representações teatrais e vídeos, o que também se aplica muito bem às imagens.
Você já deve ter visto imagens que chamam atenção no Facebook, principalmente naqueles posts que recebem milhares de compartilhamentos. É difícil que eles sejam compostos apenas por imagens, e isso não é coincidência.
Uma pesquisa feita pela agência digital Fractl se baseou em idade e gênero para determinar como isso impacta nas curtidas, compartilhamentos e no sucesso viral em mídias sociais.
Então, foi solicitado a mais de 800 participantes que relatassem seus sentimentos em 23 imagens virais do site Imgur, em conjunto com um grupo de controle de imagens não virais.
Entre os resultados obtidos, chegou-se à conclusão de que as imagens que chamam atenção nos conteúdos virais tinham três elementos em comum: sentimentos positivos, complexidade emocional e um elemento surpresa.
Leve isso em consideração na hora da escolha. Utilizar imagens abstratas em seus projetos é uma técnica que funciona em muitas aplicações, mas para chamar a atenção, o excesso de sobriedade pode não ser a melhor alternativa.
Use imagens com pessoas
De acordo com uma pesquisa feita pelo site VWO, especializado em testes A/B e otimização de conversões, fotos que incluem pessoas podem aumentar as taxas de conversão para níveis acima de 95%, o que está parcialmente relacionado ao aspecto emocional.
Imagens de pessoas ajudam os observadores a se conectarem com a sua marca e, consequentemente, proporcionam maior sucesso na iniciativa planejada. Isso ajuda a entender porque as imagens que chamam atenção no Facebook e nas demais plataformas costumam ter pessoas em sua composição.
Aposte em um elemento surpresa
Nós já comentamos um pouco sobre isso anteriormente, mas o assunto merece destaque, já que o elemento surpresa pode fazer toda a diferença entre imagens que chamam atenção e outras que passam despercebidas.
Por exemplo, a imagem acima chama a atenção pelo limão inteiro em meio a tantas rodelas da mesma fruta. Mesmo sem a presença de uma pessoa, ela poderia se destacar entre outras imagens chamativas por quebrar esse padrão aparente.
O contraste de cores e a nitidez da foto também ajudam, sem dúvidas, bem como a perfeita organização dos elementos, mas o fator surpresa a coloca em uma posição ainda mais especial e que pode atrair cliques, compras ou as interações esperadas com o projeto.
Confira também: 5 tipos de imagens para você usar em seus projetos