A cor do ano eleita pela Pantone e sua influência sobre o Design Automotivo

Compartilhe:
Publicidade

Confesso que a área de Design Automotivo é uma das que mais me encantam, tanto por sua complexidade quanto pela necessidade de constante equilíbrio com outras áreas como engenharia e marketing.

O consumidor comum talvez não pare para pensar no caminho que um veículo faz para chegar ao mercado. Pesquisas, testes e muito trabalho são feitos antes do carro chegar às concessionárias.

Uma das coisas mais importantes que o time de designers das montadoras precisa decidir é sobre as cores que o modelo será produzido.

Segundo uma pesquisa da Ford, 35% a 40% dos clientes abandonariam um veículo ou marca que não oferecesse a sua cor desejada.

Sendo assim, as montadoras tem um desafio pela frente: como escolher uma paleta de cores que seja relevante ao cenário atual e que ao mesmo tempo atenda o cenário automotivo de dois ou três anos à frente, sujeito a inúmeras influências?

Greenery: a cor do ano eleita pela Pantone

Todo ano a Pantone Color Institute elege uma cor que representa as tendências, a cultura, o humor e as atitudes do cenário atual. Para o ano de 2017, a cor escolhida foi o Greenery, um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado.

Segundo o instituto, Greenery é uma cor refrescante e revigorante, que simboliza novos começos.

A cor e sua influência no Design Automotivo

O modelo 2018 do Focus Elétrico deixa claro a influência que a “Cor do Ano” exerceu sobre os designers da Ford. O veículo foi lançado com a tonalidade verde metálica “Outrageous” (“Ultrajante”), baseada nessa cor.

Ao anunciar esta nova cor, marca destacou que ela simboliza renovação e vitalidade, em sintonia com a tecnologia inovadora e sustentável do veículo movido somente a eletricidade.

Barb Whalen, gerente de design de cor e materiais da Ford, diz que eles são “incentivados a experimentar um sentimento e depois compartilhar ideias com o time para tornar isso real através de uma cor ou material nos veículos. O verde metálico Outrageous é uma tonalidade única que simboliza renovação e uma reconexão com a natureza. O acabamento em verniz transparente colorido especial contribui para dar profundidade e vibração”.

É muito interessante observar as tendências de design e como elas influenciam gigantes como a Ford e outras empresas.

Isso me faz pensar em como o design é complexo, cheio de variáveis, tendências e testes. É isso torna a área tão incrível.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Guilherme Dantas
Guilherme Dantas

Veja também