Fotografias aéreas sempre colecionaram admiradores no mundo inteiro. A diferença é que, se antes era necessário um helicóptero ou balão para capturar imagens desse tipo, hoje qualquer criança com um drone pode fazer incríveis fotografias aéreas.
Segundo o relatório da Adobe Stock, as pesquisas por fotografias com drones na plataforma cresceram 5% de 2015 até o início de 2017 e a previsão é que o interesse por imagens aéreas cresçam 14% em 2017.
Sendo assim, surge uma tendência para ficarmos de olho: fotografias aéreas feitas com drones.
Por que é tão cativante?
Imagens vistas de cima não são novidades, mas a popularização dos drones criou uma nova possibilidade para esse tipo de fotografia: a inegável redução de custos e a crescente acessibilidade de equipamentos como esses.
Além disso, o tamanho reduzido dos drones os tornam capazes de fotografar os objetos mais próximos, capturando detalhes antes escondidos.
O fotógrafo Ryan Longnecker fotografa belos cenários sob essa perspectiva:
Outro fotógrafo que merece destaque é o Gabriel Scanu, cujas fotos aéreas já foram destaque aqui no Designerd.
Cenários Urbanos
Cidades vistas de cima também são foco de diversas fotografias feitas com drones, o que também pode ser considerado uma grande tendência.
Um simples pátio de veículos pode ser palco de interessantes padrões. Um ângulo somente possível nesse tipo de fotografia:
Seguindo essa linha, é possível explorar nichos bastante específicos, como fez o fotógrafo Johnny Miller, que criou a série Unequal Scenes, que mostra a desigualdade social em fotografias aéreas:
O futuro da fotografia aérea
Já estamos vivendo uma revolução em fotografias desse tipo, mas ainda há um longo caminho que a tecnologia irá percorrer.
Existem também outras questões, como leis e regras sobre o uso de drones (podemos aguardar novidades nisso em um futuro próximo) e a constante preocupação com a violação de privacidade.
Por isso é importante que fotógrafos que desejam explorar essa técnica estejam sempre atualizados para que seu trabalho esteja dentro da legalidade e não incomodem ou ultrapassem limites de privacidade de outras pessoas.
O fato é que com equipamentos mais acessíveis, fotografias desse tipo se tornarão cada vez mais comuns. Cabem aos fotógrafos explorarem suas técnicas e sua criatividade. E aí, claro, o céu é o limite.