Lembro, na época de seu lançamento, a primeira vez que vi um HR-V na rua e fiquei alguns segundos admirando suas formas, seus vincos e linhas, que deixam claro o bom trabalho de design em seu exterior.
E não é pra menos. O SUV esportivo da Honda realmente chama a atenção pelo seu design que, apesar de já estarmos acostumados, ainda impressiona e se diferencia de outros carros da mesma categoria.
Linhas Marcantes
Basta uma volta ao redor do carro para notar que seu diferencial são as linhas marcantes, que dão um ar jovem e dinâmico.
Os vincos laterais são um espetáculo à parte, que combinados com outras linhas que percorrem todo seu corpo, parecem manter o veículo em constante movimento, mesmo estacionado.
Sua frente acompanha o ar despojado e jovem. Não é intimidadora, mas sim convidativa: suas formas agradáveis (ouso dizer que lembram um sorriso) parecem convidar o motorista a entrar no carro e acompanhar seu dinamismo.
Ponto positivo no quesito “coerência visual”. Todas as linhas do exterior parecem ter sido pensadas em expressar uma única e clara mensagem. Não é do tipo de carro que se confunde entre duas ou mais personalidades.
Faróis, lanternas e retrovisores concordam em passar a mesma impressão, criando uma agradável harmonia.
Outra ótima sacada dos designers foi colocar a maçaneta da porta do passageiro “escondida” na coluna do carro, criando uma sensação ainda maior de movimento.
E o interior?
A versão testada (EX) infelizmente não possui banco de couro nem a elogiada central multimídia de 7 polegadas da versão topo de linha (EXL). Para quem passou um bom tempo observando seu moderno e elegante exterior, isso pode ser um belo balde de água fria.
Mas pelo menos pude testar o ar-condicionado digital, totalmente touch screen, que confere um toque bastante tecnológico ao seu interior.
O painel de instrumentos é simples mas bem apresentado. O destaque vai para a iluminação em LED do velocímetro, que fica verde quando o carro é conduzido de modo econômico.
O volante tem um bom acabamento e as principais funções ao alcance dos dedos. A pequena grade em sua base, bem como seu formato é uma inteligente referência à grade frontal do veículo.
É interessante notar como o painel frontal se divide, posicionando tanto o ar-condicionado quanto a central multimídia em direção ao motorista.
Por fim, o SUV esportivo da Honda surpreende por sua beleza e pela capacidade de demonstrar modernidade e dinamismo, principalmente em seu design exterior.
É a prova de que um bom design é capaz de transmitir uma mensagem clara e cativante.
Fotos de Isa Gonsales