Design de Informação – o que é e como contribui com os projetos web

Compartilhe:
Publicidade

Em um trecho de uma determinada música dos Engenheiros do Hawaii, o verso da canção afirma que “todo mundo é uma ilha”. Apesar desse hit ter sido composto nos anos 80, a sua letra continua valendo.

Além disso, se do jeito que está essa canção não envelheceu nada, ela combinaria ainda mais com os dias de hoje se o verso ainda ganhasse um complemento: “todo mundo é uma ilha, mas uma ilha cercada de informação por todos os lados”.

Não há como negar isso, informação ao nosso redor é o que não falta. Seja em casa, na rua ou no trabalho, a todo instante somos bombardeados com conteúdo. É óbvio que nem sempre são relevantes, ainda mais que quantidade não é (e nunca foi) sinônimo de qualidade.

Na era em que os smartphones e demais dispositivos móveis praticamente se tornaram quase tão indispensáveis quanto qualquer peça do nosso vestuário, o fluxo e a quantidade da informação aumentam.

E aí vem a seguinte pergunta: “Como proceder para destacar o meu conteúdo em meio a essa enxurrada de informação?” Uma das respostas para isso certamente está no Infodesign, que é como também chamamos o Design de Informação.

O Design de Informação – Uma área multidisciplinar

O Infodesign é uma das várias áreas do design, porém, de acordo com o próprio nome indica, esta lida mais especificamente com a informação, em como ela é organizada e transmitida.

O Design de Informação pode ser utilizado tanto no contexto impresso quanto no online, relacionado com sites, blogs e aplicativos. Sendo assim, os elementos que constituem um site e a disponibilização das imagens e do texto fazem parte desse estudo.

Por isso, é bom destacar aqui que a semelhança entre Arquitetura da Informação e Design de Informação está apenas na sua superfície, no nome.

O primeiro trata dos aspectos técnicos e de programação de um site. Já o segundo, que é o tema desse texto, aborda detalhes sobre a elaboração das páginas na web, a cor do fundo, o tamanho da fonte, a inserção das imagens e dos ícones. Não é errado afirmar que o Infodesign também auxilia em projetos que não são relacionados apenas a sites e projetos online.

Por meio dos conceitos do Design de Informação, é possível elaborar conteúdos que despertam a atenção e o interesse de um determinado segmento de público.

Por essa razão, qualquer projeto na web que queira fisgar uma fatia da audiência, deve estar baseada nos pilares básicos do Infodesign.

Design de Informação – Qual a sua contribuição com os projetos online?

Muita gente já sabe como criar um site e um blog hoje em dia. Criadores de sites como o Wix e o Webnode, bem como plataformas avançadas como o Joomla! e o WordPress são boas opções para iniciantes e desenvolvedores experientes.

Graças a elas, qualquer pessoa com pouco ou nenhum conhecimento a respeito de programação podem criar e investir em um projeto na internet.

Contudo, saber apenas como criar um site não é o suficiente para o projeto decolar, é preciso saber como disponibilizar o conteúdo, como entregar as informações de modo que ela seja atrativa para o público prioritário.

Veja a seguir alguns exemplos de projetos web e descubra o que o Design de Informação pode fazer em cada um deles.

Loja Virtual

A informação desordenada e equivocada em um e-commerce é sinônimo de mau atendimento. Portanto, conhecer as técnicas principais do Infodesign permite ao empreendedor optar pelas melhores maneiras de se comunicar com o seu público.

O tamanho das fotos dos produtos, o destaque aos principais detalhes, os links estrategicamente colocados, tudo isso é levado em conta pelo Design de Informação na elaboração de uma loja online.

Aplicativos

Os apps são tão comuns atualmente que chegamos a nos questionar como a gente vivia sem eles.

Se um projeto web consiste no desenvolvimento de um aplicativo, o Infodesign apresenta todo o suporte teórico para a criação dele, apontando quais são as melhores maneiras para fornecer ao usuário uma agradável experiência de navegação.

Gamificação

Os games há muito tempo já romperam a barreira do simples entretenimento e hoje podem ser importantes até mesmo para o Marketing Digital. A gamificação na publicidade é um exemplo disso.

Porém, a criação de um game como estratégia publicitária envolve noções não apenas de jogabilidade, mas também sobre como disponibilizar a informação no decorrer do jogo, de maneira natural e ao mesmo tempo atrativa para o público.

Nesse aspecto, o Design de Informação apresenta os conhecimentos necessários para promover uma melhor imersão do usuário no game, tornando a mensagem mais eficiente.

Conclusão

O Infodesign é uma área de estudo que cada vez mais se mostra relevante e atuante em nosso contexto, mesmo que não seja tão perceptível pela maioria dos usuários.

Portanto, seja qual for o seu projeto web, é importante estudar e conhecer os princípios básicos dessa área. Com isso, a interação entre o seu projeto e o seu público consumidor será mais clara e sem interferências.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Guilherme Dantas
Guilherme Dantas

Veja também