Modo Escuro Modo Claro

Faça a F.O.F.A.

F.O.F.A é a sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e é uma importante parte da análise de mercado. Saiba como utilizá-la!
Faça a F.O.F.A. • faca fofa Faça a F.O.F.A. • faca fofa

Antes de tudo, você sabe o que é a F.O.F.A? Não? Deixa que eu te explico. F.O.F.A é a sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, também é conhecida como SWOT e é uma importante parte da análise de mercado (os marketeiros de plantão sabem bem do que estou dizendo!)

fofa-forca-oportunidade-fraqueza-ameaca

Superficialmente falando, no marketing, a F.O.F.A. é o fechamento e cruzamentos dos dados coletados sobre o macro, micro e ambiente interno. Aqui faz-se a análise de como as forças internas podem aproveitar as oportunidades, amenizar as fraquezas e apaziguar as ameaças.

Agora você provavelmente está se perguntando o que é que isso tem a ver com você, certo? Bom, em todos os projetos encabeçados, você deve considerar a F.O.F.A. tanto para você mesmo, quanto para seu cliente. Como?

Comece pelo cliente, estude-o, entenda como ele entrega o produto ou serviço para os clientes dele, observe a proposta de valor e qual é a mensagem que ele realmente quer passar quando solicita material de comunicação.

Depois questione-se. Perguntas como: Eu entendi bem qual é mensagem que ele quer passar? Sou capaz de superar as expectativas do meu cliente e dos consumidores dele? Vou atende-lo bem o suficiente para torna-lo fiel? Se todas as repostas foram positivas, prepare-se para abraçar um novo projeto!

Estes passos fazem parte do planejamento interno da agência. Quando você tem a certeza de que irá fazer um bom trabalho, tudo flui melhor: o tempo, a criatividade, os resultados…

É melhor realizar poucos projetos, que serão entregues com qualidade e eficiência, do que ter muitos e não conseguir executá-los bem (Experiência própria, acredite em mim!).

Imagem de capa via Shutterstock

Ver Comentários (1) Ver Comentários (1)
  1. Muito bacana seu texto. Essa ferramenta de análise SWOT (ou F.O.F.A) realmente é importante nessa briga constante no mercado. Esse ambiente competitivo é cada vez maior e quem se atenta, faz uso dessa ferramenta como estratégia de posicionamento.

    Micros e pequenos empreendedores se usarem, além de outras técnicas, óbvio, têm chances de crescerem e até vencerem grandes concorrentes.

Comments are closed.