No artigo de hoje eu vou explicar alguns tópicos muito importantes quando o assunto é de Design de Marcas.
Quando uma empresa inicia o processo de construção de um logotipo, é importante entender que essa é uma responsabilidade que exige bastante reflexão, entendimento das motivações e dos seus objetivos com a sua marca.
E quando falo isso, quero dizer que a decisão de adquirir um logotipo tem a ver com as estratégias de um negócio.
O que é um logotipo?
O logotipo pode ser definido como a tradução visual da personalidade de uma marca. Além disso, ele é um fator muito importante para gerar identificação.
Apesar disso, é importante entender que uma marca não se resume ao logotipo. Ela tem várias dimensões: visível, estratégica e autoconhecimento.
O logotipo é um dos elementos visíveis de uma marca, junto a identidade e universo visual da marca. Mas ele também é presente na dimensão estratégica, afinal deve sempre estar alinhado aos objetivos da marca.
E aí entra o autoconhecimento. Sou bem incisivo nesse tema, mas a realidade é que você deve conhecer o seu negócio, compreender os seus propósitos e as suas razões. Será que a sua marca precisa de um logotipo nesse momento? Ter esse logotipo é a prioridade do seu negócio?
Vou me aprofundar nessas questões mais a frente, mas você deve estar ciente que ao definir um logotipo para sua marca, você define também um posicionamento, e isso exige consistência e autenticidade.
Qual a importância de ter um logotipo?
Como já disse, o logo tem a função de traduzir e representar a personalidade da sua marca de forma visual. Mas além disso, o logo também terá funções quanto ao posicionamento da sua empresa. Vou falar especificamente sobre três aspectos em que o logo pode te auxiliar.
1- Diferenciação
Um logo é um recurso visual que te permite se diferenciar de seus concorrentes. Ele é um artifício que consegue delimitar o que é seu e o que é do outro.
2- Conexão
O logotipo muitas vezes é o primeiro ponto de contato da sua marca, se tornando o ponto de entrada da sua marca. Por isso, é importante que o seu logo consiga representar os aspectos importantes da sua empresa.
3- Comunicação
A criação de qualquer coisa implica a necessidade de comunicação. E com o logotipo não é diferente, o seu objetivo principal é comunicar aquilo que sua marca quer passar para os clientes.
Principais erros
Óbvio que falarei dos cuidados a serem tomados na definição de um logo. Como eu disse acima, a definição de um logotipo exige responsabilidades com o seu posicionamento e nesse momento, é importante ser coerente.
Pensa comigo, o logo é responsável por diferenciar sua marca, criar conexão com o cliente e comunicar a personalidade da empresa, certo? Então, todo cuidado é pouco para definir os aspectos da sua empresa que devem ser traduzidos pelo logo.
Por isso eu falo que nem toda marca está no momento de construir um logotipo, afinal, em muitos momentos os pilares mais básicos de uma empresa não estão bem definidos, como os objetivos e o que a marca realmente quer comunicar.
Mas se você está decidido a construir o seu logotipo aqui vão três erros que você deve evitar:
1- Copiar o logotipo de outra empresa
Cada negócio tem o seu propósito e cada propósito é único. Seguindo essa lógica, não tem como representar as peculiaridades da sua marca se você está copiando o logo de uma outra empresa. Inclusive, isso vai totalmente de encontro com a importância número 1 que falei acima.
2- Falta de estratégia
Mais uma vez bato na tecla da estratégia. Para que caminho você vai quando não sabe aonde quer chegar?
O seu logo é a representação do seu negócio e se o seu negócio não tem uma estratégia bem definida, ainda não é o momento de ele ser representado. Primeiro defina seus propósitos, seus objetivos e suas razões e depois coloque a mão na massa. Só assim o seu logo será assertivo.
3- Mensagem dúbia
Lembra que uma das funções de um logotipo é comunicar aspectos importantes da sua marca? Então, não dá para esquecer disso e querer transmitir diversão por meio de um logo que passa seriedade, por exemplo.
Existem vários aspectos que devem ser levados em consideração, como cores, tipografia e formas. Tudo isso deve seguir de acordo com a identidade da marca.
Conclusão
Para finalizar esse artigo vou reforçar a necessidade de ter cuidado na decisão sobre a necessidade de criar um logo.
Com um pouco de reflexão e autoconhecimento sobre o seu papel como designer, tudo fará mais sentido. Além disso, algumas perguntas podem te ajudar nesse direcionamento:
- Por que eu preciso de um logo?
- Qual a importância de um logo para meu negócio?
- É meu momento de assumir a responsabilidade que esse ponto de contato proporciona?
Depois de responder essas perguntas a decisão correta vai estar mais clara.
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