Se você visita sites com frequência, certamente já se deparou com um infográfico. Essa forma de comunicação visual reúne imagens, formas, cores, gráficos e diversos outros elementos para passar mensagens ou dados de maneira prática e dinâmica.
De fato, na área do design, o infográfico não é algo novo. Essa é uma ferramenta que se popularizou há alguns anos, trazendo uma forma mais atrativa de apresentar informações que, por vezes, são complexas de se entender.
Apesar disso, foi com a popularização da internet e o uso frenético das mídias sociais, que o infográfico ganhou mais espaço. Afinal, em muitos casos, é preciso contar com recursos visuais para comunicar com mais clareza.
De certa forma, estas são as principais características de um infográfico. Usando diversos elementos, uma bela combinação de cores e uma estrutura apropriada, quem acessa um infográfico compreende, rapidamente, a mensagem que está sendo passada.
Ficou interessado nesse poderoso recurso para a comunicação visual?
Para te mostrar todas as possibilidades dos infográficos, dos tipos às melhores ferramentas para desenvolvê-los, preparamos esse material completo.
Confira tudo o que você precisa saber para criar um bom infográfico!
O que é um infográfico?
Antes de falar sobre como fazer algum material gráfico de qualidade, é sempre importante entender quais são suas características e propósitos.
Assim, se a sua dúvida é: “infográfico, para que serve?”, saiba que você não está sozinho! Diariamente, dezenas de pessoas buscam esse tipo de informação em sites como o Google.
Para responder, de maneira bastante resumida, um infográfico pode ser entendido como uma representação visual de informações ou dados.
Neste sentido, este conteúdo visual é formado por textos verbais e não verbais, como imagens, gráficos, ilustrações, entre outros. Dessa maneira, uma mensagem é transmitida por meio de um conjunto de elementos.
Existem algumas características interessantes em um infográfico de qualidade. A parte textual, por exemplo, deve ser usada mais como uma maneira de explicar ou enfatizar informações pontuais.
Desta forma, todos os elementos que compõem o material devem ser mesclados de modo que haja compreensão da informação apenas com uma visão geral do material. Ou seja, no infográfico, o texto não é o único responsável em transmitir conhecimento.
Como explicamos anteriormente, embora pareça algo recente, os infográficos estão presentes em nosso cotidiano há muito tempo. São apresentados nos noticiários, em livros, em jornais impressos, revistas e muito mais.
Já por muitos anos, os infográficos também são utilizados como materiais de orientação ou guias. Isso porque, a facilidade de leitura permite que as pessoas obtenham informações relevantes com rapidez, especialmente útil para temas que exigem uma “explicação”.
Com o avanço da internet, seu uso se expandiu ainda mais, chegando às redes sociais, sites e e-books.
Principalmente nas redes sociais, a informação passada precisa ser atrativa e menos complexa. Por isso, é muito importante criar infográficos criativos que sejam capazes não apenas de chamar atenção, mas também de manter o interesse do leitor naquele material.
Tipos de infográfico
Não importa a sua necessidade ou objetivo: um infográfico pode ser uma ferramenta essencial para representar sua ideia com clareza.
Nem todo mundo sabe, mas existem diferentes tipos de infográficos. São modelos variados, que você pode optar para transmitir uma mensagem com eficiência.
Neste sentido, podem ser considerados: estatísticos, de cronograma, de processo, geográficos, de comparação, hierárquicos e de currículo.
Além disso, a internet fez surgir os infográficos animados e interativos. Entenda mais a seguir:
Infográfico Estatístico
São os mais populares, usados para apresentar pesquisas, fatos, evoluções e informações com o uso de tipografias, gráficos, quadros e tabelas.
Proporciona comunicar uma infinidade de números de maneira organizada e atrativa.
Infográfico de Cronograma
Ideais para visualizar uma evolução no tempo, como etapas de um projeto. Também são usados para contar uma história ou marcos históricos.
Infográfico de Processo
Este é bastante específico e é usado dentro das empresas. É criado para visualizar, resumir e simplificar processos e estratégias como mapas de jornada, guia de produtos, integração de funcionários, entre outros.
Infográfico Geográfico
Sua função é apresentar dados com diferentes tipos de mapa para comparar dados por região ou demografia, por exemplo.
Infográfico de Comparação
Reúne dados para demonstrar ao leitor as diferenças entre opções, comparando e contrastando elementos.
Lembra dos gráficos apresentados para demonstrar a evolução da vacinação? Era um infográfico que comparava um período com outro, ou um Estado com outro.
Infográfico Hierárquico
Como todas as comparações hierárquicas, aqui as informações são organizadas seguindo um estilo maior para menor, ou vice-versa.
Infográfico de Currículo
Como o nome sugere, esse tipo de infográfico apresenta as experiências, capacidade e habilidades dos profissionais.
Caso queira ver alguns exemplos desse tipo de infográfico para usar em seu próprio currículo, confira nosso artigo com diversos modelos de currículos para download.
Infográfico Animado
Neste caso os dados e informações são apresentados de maneira dinâmica, sendo ainda mais acessível ao mais variado nível de público.
São usados recursos como animação 3D, vídeo, locução, GIF, entre outros.
Infográfico Interativo
É um pouco mais complexo pois envolve animação e programação. Este infográfico é manipulável pelo leitor, tendo interatividade para experimentar o conteúdo de maneira diferenciada.
Por que eu deveria usar um infográfico?
Com diferentes tipos e funcionalidades, é fácil compreender que o infográfico é uma ótima ferramenta de comunicação – um bom motivo para que você utilize o material em seus projetos.
Adotar um infográfico proporciona apresentar dados estatísticos de maneira mais intuitiva e de fácil compreensão. Visualmente, a apresentação dos números se torna mais agradável.
A leitura é facilitada pois é possível dispor os elementos ocupando espaços variados. Também, explica um processo complexo de maneira rápida, ou, resume um longo relatório.
Além disso, realiza comparações, exibe resultados, conscientiza sobre alguma causa e pode aumentar o tráfego da sua página.
De fato, justamente por simplificar informações, um infográfico é uma das melhores maneiras de repassar dados para o seu público. Além disso, um infográfico simples é suficiente para tornar um conteúdo mais atrativo e altamente enriquecedor.
Não por acaso, os infográficos passaram a ser frequentemente utilizados nas estratégias de inbound marketing. Na prática, pessoas que buscam informações facilitadas trocam seus contatos (e, em alguns casos, até pagam) por um infográfico de qualidade.
Além de estratégias de marketing, o infográfico pode ser replicado em diferentes companhias e setores. Empresas de variados tamanhos, áreas de marketing e comunicação, consultores, órgãos públicos, educadores, ONGs são alguns exemplos de locais onde o infográfico pode ser usado.
Dependendo da temática do infográfico, o material é prontamente compartilhado e pode se tornar virais, contribuindo, ainda mais, para o alcance de um marca.
Então, agora que você está convencido da importância, talvez esteja pensando: “quero um infográfico, onde baixar e como fazer?”
Onde baixar exemplos de infográficos?
Se você trabalha com design e precisa criar um infográfico, nada melhor que começar utilizando um modelo pronto, que já vem com ícones, tipografia e esquema de cores predefinidos.
Isso irá aumentar sua produtividade e ainda assim permitir que você personalize o modelo de modo que ele se encaixe perfeitamente nas necessidades do seu projeto.
A Envato Elements oferece um serviço de assinatura que disponibiliza, entre tantos outros itens, milhares de templates de infográficos, de diversos tipos e estilos.
O mais legal é que a assinatura permite o download ilimitado de qualquer item, sendo perfeito para quem tem um ritmo de produção acelerado, como designers mais avançados e agências.
Confira algumas opções que encontramos por lá:
Kit de elementos para construção de infográficos
São 140 conjuntos de ícones vetorizados criados especialmente para o desenvolvimento de infográficos.
Com esse kit completo você terá à sua disposição diversos ícones, ilustrações e gráficos que podem ser personalizados e usados em seus projetos.
Conjuntos de itens minimalistas para infográficos
Se você gosta mais do estilo minimalista e deseja criar um infográfico com esse visual, esse kit será perfeito para sua necessidade.
São diversos elementos com design moderno e um belo sistema de cores, que farão seus infográficos subirem de patamar.
Elementos para infográficos modernos
Esse conjunto de elementos vem com dois esquema de cores, e oferece um estilo moderno para infográficos.
Ele permite importar dados do Excel para criar gráficos com aparência moderna e visualmente atraente.
Modelo de Infográfico com dados demográficos
Se você procura por uma solução mais específica, como um infográfico para apresentar informações demográficas, essa alternativa pode ser perfeita.
Ela já vem com 20 slides exclusivos compatíveis com Adobe Illustrator, permitindo a personalização de todos os elementos.
Exemplo de infográfico de mapas
Se o projeto que você está trabalhando exige um mapa da América do Sul, esse template é o ideal.
Ele disponibiliza 20 páginas com diferentes tipos de informações que podem ser facilmente editadas e personalizadas para sua necessidade.
Template de infográfico para o mercado de ações
Apresentações sobre o mercado financeiro podem assustar o designer iniciantes, mas se você tiver um modelo predefinido, trabalhar no design de um infográfico desse tipo se torna fácil.
São 20 páginas com design moderno que podem ser abertas no Illustrator e personalizadas da forma que preferir.
Elementos variados para infográficos de negócios
Apresentar um relatório de negócios em um infográfico moderno pode surpreender qualquer pessoa.
Com esse template você terá à disposição 27 tipos de infográficos diferentes e totalmente editáveis. Perfeito para projetos que envolvam informações de empresas e negócios.
Dicas para fazer um bom infográfico
Produzir um infográfico de qualidade pode parecer uma tarefa bastante complexa, especialmente quando pensamos nos dados que precisam ser compilados e no design mais adequado para determinado público.
Porém, a boa notícia é que é preciso apenas seguir um passo a passo simples para obter resultados mais que satisfatórios com um infográfico!
Além disso, como você conferiu acima, existem alguns sites e softwares que possuem templates prontos que podem ser personalizados conforme a sua necessidade ou anseio.
Os templates profissionais disponíveis na Envato Elements são ótimos exemplos para você criar uma comunicação visual interessante e atrativa. Utilizando modelos pré-fabricados, você poderá criar seus próprios infográficos.
Essa plataforma também conta com um excelente banco de imagens, vetores e ícones, facilitando a construção de infográficos com um layout único.
Como o desenvolvimento de um infográfico é algo bastante personalizado para o tipo de informação que você deseja mostrar, é altamente recomendável que você utilize templates que são totalmente personalizáveis, em Illustrator ou Photoshop, por exemplo.
Mas, caso procure uma solução mais simples, porém ainda funcional, você também pode testar alguns modelos prontos que o Canva disponibiliza. A ferramenta pode ser usada tanto em aplicativo como diretamente na web.
Entretanto, antes de partir para a parte prática da realização de um infográfico, é preciso planejamento.
Por isso, confira como fazer um infográfico e o que este material precisa conter para passar informações com sucesso!
1. Estipule o objetivo
Antes de iniciar qualquer tipo de projeto, a primeira coisa a se esclarecer é seu objetivo. Desta forma, não inicie a coleta de dados, sem saber por que este material será criado e quais resultados se espera obter.
Neste sentido, comece pensando por que e a quem o infográfico será destinado. Para ter assertividade nesta comunicação visual, entenda e defina quem é a sua persona.
Esse pode parecer um passo desnecessário, mas saiba que dar esse “pontapé inicial” é essencial. Com base nesse tipo de dado, é possível delimitar qual abordagem, linguagem, estilo visual, e tantos outros elementos que precisam aparecer no seu infográfico.
Outra questão para responder é: qual tipo de problema, necessidade ou dúvida este conteúdo irá solucionar?
Ter clareza sobre a utilidade do conteúdo é muito importante. Isso vai te ajudar a determinar se o infográfico produzido é realmente interessante e relevante para o público-alvo.
Por fim, sabendo sua persona, o porquê criar um infográfico e os resultados esperados, defina os veículos de divulgação. Ou seja, determine quais plataformas serão usadas para atingir o público.
Isso porque, com tantas mídias disponíveis, selecionar aquela que é mais usada por pessoas que estão no seu “radar” ajuda a aumentar o alcance do material.
Assim, se o objetivo for uma apresentação interna, dentro de uma organização, considere se o conteúdo deverá ser impresso, anexado a uma documentação específica ou como parte de uma apresentação comercial, por exemplo.
Já se o infográfico servir como conteúdo para potenciais consumidores, que acessam com frequência o Instagram e o Facebook, você precisa disponibilizar o material nessas redes.
2. Reúna os dados e informações necessárias
Tendo clareza quanto aos objetivos e os destinatários do infográfico, inicia-se a parte da pesquisa de material.
Como os infográficos são uma apresentação simples das informações, é preciso reunir a maior quantidade possível de dados relevantes, interessantes, atuais e confiáveis.
Muitas vezes, a pessoa que cria o infográfico não é a mesma que coleta as informações. Frequentemente, o designer recebe os dados já estruturados, para focar somente na parte visual.
Entretanto, se esse não for o seu caso, consulte informações de referência sobre o tema. Ou, analise os dados coletados primariamente com bastante atenção para transformá-los em informações e conhecimento pertinentes.
Neste primeiro momento não tenha receio em reunir a maior quantidade de dados possíveis sobre o tema que será abordado em seu infográfico.
Quanto maior conhecimento você tiver sobre o tema, mais fácil será reconhecer as informações essenciais para compor o infográfico.
3. Escreva os elementos da parte textual
Com todo material reunido na fase anterior, agora é hora de selecionar o que é mais pertinente e interessante para seu público-alvo.
Geralmente, quando estamos executando a fase de pesquisa, é comum reunirmos textos semelhantes. Por isso, revise e escolha aqueles que considera melhores, ou com informações mais confiáveis e atuais.
Em vez de sair escrevendo uma grande redação, redija pequenos blocos de texto considerando palavras-chave essenciais para explicar a ideia principal. Escolher algumas palavras de destaque darão ainda mais agilidade na compreensão geral da mensagem do infográfico.
De fato, criar um texto infográfico chamativo e optar por palavras que geram maior apelo, ou que não são comumente usadas pode ser um caminho para um bom diferencial.
No entanto, na hora de elaborar a parte textual, é preciso atentar aos diferentes tipos de linguagem de comunicação. Desta forma, o resultado do infográfico é mais assertivo e acessível.
Assim, entenda:
- Linguagem verbal: esta é a forma literal de um texto escrito, ou uma narração – no caso de infográfico animado. Comumente é usada para explicar ou melhorar a interpretação sobre uma representação gráfica ou uma imagem complexa. No entanto, é importante ressaltar que se deve evitar textos muito longos e cansativos, uma vez que sua função é auxiliar a compreensão;
- Linguagem esquemática: aqui são considerados os elementos abstratos e elementos de movimento, como setas de direção, linhas indicando movimento. E, os mais diversos tipos de gráficos, tabelas, quadros, diagramas, fluxogramas, entre outros;
- Linguagem pictórica: é a comunicação com o uso de imagens. Para este recurso são usadas fotografias, criações realistas, mas também ilustrativas. Ao usar este tipo de linguagem, principalmente as menos literais, é preciso testar a interpretação com diferentes tipos de pessoas. Afinal, a perspectiva pode ser bem diferente de indivíduo para indivíduo.
4. Elabore a estrutura e crie
Com praticamente tudo estipulado e redigido, é hora de pôr a mão na massa e criar!
Inicie verificando todo o conteúdo e onde cada parte pode ser melhor encaixada para ser o mais adequado visualmente. Esta elaboração é um rascunho que pode ser modificado e aperfeiçoado para que o resultado seja condizente aos objetivos.
À medida em que vai dispondo a hierarquia de informações, comece a pensar sobre os elementos, as fontes, cores e estilo.
Assim, quando se sentir pronto, é hora de recorrer a um software, site ou aplicativo para criar o infográfico.
Como mencionamos, na Envato Elements você tem excelentes opções de templates de infográficos que podem ser manipulados em softwares específicos, como Photoshop ou Illustrator.
De fato, escolher um modelo pronto e editável, é uma maneira muito mais prática de elaborar o infográfico. Além de garantir agilidade, modelos pré-elaborados podem gerar ideias mais inovadoras ou inspiracionais.
Neste sentido, ao considerar o layout tenha em mente o fluxo natural das informações para que seja o mais claro e intuitivo ao público. Além disso, para facilitar a compreensão, opte por menos poluição visual.
Já considerando as cores, se o objetivo é conexão com marca ou produto, se mantenha na paleta de cores institucional. O mesmo acontece com a tipografia.
Porém, nestes dois itens é preciso atenção quanto a legibilidade e relevância com o estilo geral do infográfico.
Obviamente, não esqueça das ilustrações. Afinal, estamos falando de um infográfico, e como explicado, o texto é um complemento aos elementos visuais.
Por último, deixe uma distância adequada entre os elementos para que haja uma área de respiro. Esse método é importante para não sobrecarregar o leitor e para destacar mais facilmente informações importantes.
5. Revise e divulgue
Material pronto? Bom, ainda não. Mas falta pouco!
Assim que estiver realmente satisfeito com o resultado do infográfico, faça uma checagem detalhada de todo o conteúdo.
Ou seja, revise textos, corrija erros gramaticais, confira as dimensões de imagens e todos os detalhes pertinentes. Mas, principalmente, considere se aquele material é visualmente atrativo, agradável e traz informação relevante.
Essa etapa de revisão é importante porque, muitas vezes, nossa visão fica “viciada” em relação ao conteúdo. Em outras palavras, conforme nos acostumamos com um visual, tendemos a ignorar erros gramaticais ou mesmo de configuração.
No caso de infográfico interativo, teste todos os elementos e conexões para garantir a funcionalidade adequada.
Desta forma, quando tudo estiver adequado, é hora da divulgação. Capriche no uso das redes sociais ou internas, para que seu conteúdo tenha mais alcance.
Conclusão
Depois de todo esse guia sobre como fazer um bom infográfico, é importante que você tenha em mente somente essa máxima: o infográfico tem o objetivo de informar e comunicar.
Por isso, colete material de qualidade, crie com tranquilidade e revise o conteúdo para ter a certeza de que a mensagem está clara e inteiramente compreensível.
Dependendo da meta do infográfico, não se esqueça de incluir um call to action (chamada para ação) ao fim do seu infográfico. Assim, além de aumentar os leads qualificados, você retém a atenção desse público para o seu conteúdo e vai se tornando referência no assunto.
E então, você está pronto para criar um infográfico e chamar de seu?
Se ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo, use o campo dos comentários, e escreva para a gente!