O logo de cafeteria é um item essencial para que seu negócio seja reconhecido entre as diversas opções de estabelecimentos disponíveis.
Criar um logo de cafeteria com qualidade é importante porque é a primeira imagem que os consumidores irão associar à empresa. A escolha do design correto evidencia a credibilidade e confiança do negócio.
O setor de cafés e cafeterias, principalmente na modalidade “pedir para levar” tem alta concorrência. Esse fato deixa ainda mais clara a importância do logo para chamar a atenção do consumidor e se destacar frente aos concorrentes.
Quer saber como se comunicar diretamente, de forma assertiva e conquistando maior número de clientes? Aprenda como criar logo de cafeteria e inspire-se com 12 modelos diferentes.
Dicas para criar logo de cafeteria
Indiscutivelmente, um logo bem projetado é a base para as estratégias e ações de marketing. Sendo a principal ferramenta para identificação, reconhecimento e comunicação de marca, o logo de cafeteria precisa mostrar, de forma visual, a essência do negócio.
Quando se trata do logo de cafeteria, a identidade deve possuir um viés acolhedor e agradável. Esses sentimentos estão diretamente associados ao que o consumidor irá buscar ao visitar o estabelecimento.
Confira algumas dicas e especificidades que você deve considerar ao criar logo de cafeteria:
1. Pesquise o mercado e as preferências da persona
Um dos primeiros pontos sobre a criação do logo de cafeteria é entender qual público você deseja atingir. Saber quem é a sua persona favorece a criação de uma identidade que realmente envolva os clientes.
Existe uma infinidade de estilos que podem ser usados. Para públicos mais jovens, um logo mais moderno pode ser a chave para uma boa identificação. Enquanto um estilo retrô pode atingir um público mais clássico.
Você pode analisar o logo dos concorrentes para entender a informação que eles estão transmitindo. Essa análise deve possuir o intuito de buscar diferenciais para que sua marca tenha maior destaque e chame mais atenção que seus concorrentes.
2. Atenção na escolha da fonte
Escolher a fonte certa para um logotipo é um passo muito importantes para transmitir a personalidade da marca. Esse item é tão essencial que pode até mesmo ser um diferencial maior do que outros elementos, como os símbolos. A tipografia da marca de cafés Nespresso, por exemplo, é facilmente reconhecida.
Inclusive, uma fonte adequada pode ser a única referência da marca. Essa questão é diretamente interligada à simplicidade. Geralmente quanto mais limpo for o logo, melhor será a legibilidade e a conexão com o público-alvo.
Cada estilo de fonte possui suas características, logos clássicos combinam melhor com letras que possuem serifas. Já as fontes sem serifas são mais descontraídas e modernas.
As letras cursivas também são boas opções para logo de cafeteria. No entanto, esse tipo de recurso precisa ser legível.
3. Escolha corretamente a paleta de cores
A paleta de cores desempenha um importante papel não apenas para o logo, mas pelo efeito psicológico que podem transmitir.
A combinação de cores precisa ser harmoniosa. Por isso, uma dica interessante é criar primeiro o protótipo em preto e branco para depois escolher as cores.
Geralmente, as cafeterias escolhem cores associadas ou que referenciam os grãos de café, como marrom e bege. Nesse sentido, tons quentes como marrom, laranja e tons de vermelho transmitem sensação de conforto e aconchego.
Apesar de serem uma referência, o uso dessas cores não é uma regra. Os tons a serem escolhidos podem estar ligados a história da companhia, gostos pessoais e a sensação que deseja transmitir
A critério de análise, a maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks, usa primariamente as cores verde e branca. O verde está associado ao aspecto de frescor, como se o café tivesse acabado de ser colhido e preparado. Por sua vez, o branco traz clareza às formas e valoriza o tom verde.
Ou seja, existe espaço para ir além das cores dos grãos do café, desde que você pense no branding como um todo.
4. Inclua símbolos relacionadas
Outro ponto para que o logo de cafeteria seja reconhecido são os símbolos e elementos ilustrativos. É bastante comum neste mercado usar xícaras, canecas, bule ou grãos de café. Como esses elementos são amplamente incorporados, crie uma forma de estilizá-los e personalizar para a sua marca.
Mas atenção: você não precisa ficar limitado apenas a esses símbolos. Procure na história da sua companhia ou na mensagem que deseja passar inspirações para criar a logo.
Quem iria imaginar que um símbolo de “correto” seria a maior referência para uma empresa de produtos esportivos? Sim, estamos falando da Nike.
Ou então, que uma sereia de duas caudas seria facilmente reconhecida como a logo de cafeteria mais emblemática de todo o mundo?
A criação é valorizada quando foge da mesmice, desde que haja referência!
12 logotipos de cafeteria para você se inspirar
Não importa se você está desenvolvendo um logotipo de cafeteria para um empreendimento próprio ou para um cliente: o uso de referências é sempre útil para aquecer sua criatividade!
Por isso, na sequência, conheça 12 logos de cafeteria que você pode usar como base para se inspirar.
Todos os itens abaixo foram selecionados na Envato Elements, que oferece diversos itens para download em apenas uma assinatura. Uma verdadeira biblioteca para designers!
Caso já seja assinante, você também pode baixar o seu modelo preferido e fazer ajustes pontuais de personalização, para ter ainda mais praticidade.
Confira!
Logo simples com xícara de café
Esse modelo é mais clean e básico, com uma ilustração que deixa claro qual é a proposta do estabelecimento. As linhas ajudam a levar a atenção do consumidor para a xícara de café.
Logo de cafeteria com linhas simples e fluídas
Para quem gosta de um estilo clean, mas mais divertido, essa é uma ótima opção! Isso porque, o símbolo é de fácil visualização, com um toque dinâmico graças ao desenho contínuo feito com apenas uma linha.
Logo de cafeteria com barista mascote
Se a ideia for passar um visual mais amigável, o uso de mascotes pode ser útil. Esse template traz a ilustração de um barista como mascote, o que também pode indicar um certo grau de personalização nos produtos.
Logo vintage para cafeterias
O estilo vintage é muito utilizado em cafeterias com uma proposta mais temática. Nesse modelo, além da tradicional cafeteira italiana, todo o visual nos remete para algo antigo e personalizado.
Logo estilo selo com xícara de café
Esse tipo de logo traz o conceito de selo, que pode ser interessante para construir o conceito de qualidade no imaginário do consumidor.
Logo com gravura de barista estilo vintage
Para aqueles que gostam de contar com uma mascote, mas querem trazer um visual vintage para o logo, esse modelo é ideal! Até mesmo o estilo da gravura remete para o antigo.
Logo para cafeteria moderna e romântica
Uma outra possibilidade interessante é trazer um visual moderno para o seu logotipo de cafeteria. Para isso, utilize fontes sem serifa e uma ilustração de estilo minimalista.
Logo minimalista para cafeteria temática
Agora, se a sua ideia for partir para o minimalismo, esse template é uma ótima opção! Afinal, ele traz um símbolo de linhas simples, combinada com uma fonte sem serifa moderna.
Logo com mascote divertido para cafeteria
Se a mascote de barista for muito “comum” para você, esse modelo com uma mascote astronauta pode despertar a sua curiosidade! As formas arredondadas também transmitem um sentimento amigável.
Logo para cafeteria com estilo linear
Estilo linear é aquele que preza por linhas simples, como é o caso desse modelo! Entretanto, graças às extremidades arredondadas, ainda transparece diversão e dinamismo.
Logo de grão de café
Um elemento muito frequente em identidades visuais de cafeteria é o grão de café – e faz todo sentido, não é mesmo? Nesse modelo, o café ganha uma releitura, que faz uma referência a um “ponto” no mapa.
Logo de cafeteria moderna e divertida
Por fim, a última opção também traz uma releitura do grão de café. Porém, seu formato, cores e uso de luz e sombra faz com que essa opção seja mais moderna.
Como editar esses logos?
Se você gostou de um dos modelos apresentados, saiba que editá-los e personalizá-los é algo simples!
Para fazer edições, você vai precisar utilizar o Photoshop ou o Illustrator, que são os formatos originais desses arquivos.
Quem não tem habilidade nessas ferramentas pode testar o Placeit, que é uma ferramenta que permite criar logos, mockups e outros elementos totalmente online.
Conclusão
Como você viu, o logo é um conjunto de elementos que precisam ser interligados de forma equilibrada.
A logo de cafeteria é a principal referência da sua marca e deve transmitir personalidade para se conectar com o público-alvo.
O uso de elementos diretamente relacionados como as xícaras e os grãos, assim como os tons terrosos são confortáveis e de fácil associação. Ao usá-los, tente criar um design simples e significativo para que seja reconhecido ao mesmo tempo que destaca dos concorrentes.
Não esqueça de preparar um logo de cafeteria que seja adaptável para diferentes formatos, levando sempre em conta a legibilidade e visibilidade.
Agora que conhece essas dicas você já está pronto para colocar todas as dicas em prática e criar a seu logo de cafeteria!