O segmento de cuidados com animais de estimação está em crescimento constante. E para que uma empresa do ramo se destaque, é necessário criar um logo de pet shop original e atrativo.
Apesar da variedade de serviços que podem ser oferecidos, a grande maioria das pessoas ainda entende que um pet shop oferece apenas alimentos, coleiras e banho e tosa.
Porém, hoje existe uma grande variedade de produtos para o bem-estar animal. Da mesma forma, a gama de animais está sendo ampliada, não estando limitada apenas a cães e gatos.
Pela abrangência e concorrência, é preciso comunicar ao público-alvo a razão de ser da sua empresa e o foco dos seus serviços.
Nesse sentido, confira dicas e ideias para criar um logo de pet shop criativo e original!
Dicas para criar logo de pet shop
O logo de pet shop deve ser entendido como prioridade. Afinal, essa costuma ser a primeira impressão que boa parte do seu público terá em relação ao seu negócio.
Na prática, ao fazer uso de um símbolo marcante, é mais fácil que os clientes se familiarizem e reconheçam a sua marca, fortalecendo-a perante o mercado.
Muito mais do que a identidade visual da empresa, será com o logo que os consumidores se sentirão conectados aos seus propósitos e valores.
A principal questão na criação de logo de pet shop é associar símbolos aos objetivos do negócio ou que remetem a história.
Embora possa parecer que apenas grandes companhias precisam se preocupar com os logos, o branding também é importante para os pequenos negócios.
Os negócios de pequenas cidades quando possuem uma boa identidade visual passam maior seriedade ao seu público.
Com tudo isso em mente, está preparado para saber como criar um logo de pet shop criativo e original? Confira algumas dicas práticas!
Descreva o negócio e o público-alvo
Para que uma logo de pet shop possa transmitir a mensagem que a empresa deseja, é preciso descrever tudo o que a empresa representa.
Por isso, inicie listando os tipos de serviço que deseja oferecer. Se o foco será preço baixo, bem-estar, creche animal, terapias alternativas, ou suporte hospitalar veterinário, por exemplo.
Além da ideia atual do negócio, o logo também precisará transparecer os objetivos que o negócio buscará ao longo do tempo. Bem como, aquilo que deseja ser no futuro.
Outra questão é descrever o público-alvo que se deseja atender. É claro que, diretamente, serão os animais. No entanto, é preciso descrever que tipo de tutores serão o foco, a classe social, os tipos de animais, produtos e serviços.
Quanto mais informações, melhor será traduzir as ideias em um logo de pet shop.
Busque pela simplicidade
Sem dúvida você já ouviu a famosa frase do “menos é mais”. E isso se aplica inteiramente na logo de pet shop.
De fato, é muito mais fácil que o consumidor se lembre da sua empresa se a imagem não for complexa. Muitas vezes, uma patinha acompanhada de uma boa tipografia pode ser suficiente.
Obviamente, quanto mais original for a logo, maior destaque. Dessa forma, evita-se que seu logotipo seja confundidi com o do concorrente. Procure itens relacionados que possam ser reconfigurados para que tenham uma cara única.
Se os serviços forem além do clássico cães e gatos, adicionar outros animais ou sua silhueta garante diferenciais.
De olho na legibilidade
Embora um logo de pet shop tenha como principal referência a imagem, deve conter o nome do seu negócio. Nesse sentido, a escolha da tipografia precisa ser coerente com a proposta do negócio.
É importante deixar a criatividade livre. Use uma fonte em itálico para acompanhar o olhar do animal, por exemplo.
A questão da tipografia envolve assimilar facilmente o que está escrito. Uma fonte muito enfeitada, pode prejudicar a leitura. Da mesma forma, as cores também podem favorecer ou prejudicar o entendimento.
Tons muito próximos não criam destaque necessário para que o logo de pet shop seja inteiramente compreendido. Procure usar cores contrastantes, mas que se complementam, e, que transmitam a mensagem desejada.
É importante que o logo de pet shop transmita emoção
Os animais são uma importante companhia para os seres humanos. Não é à toa que são responsáveis por uma parcela dos gastos das famílias.
Por conta disso, o logo de pet shop precisa transmitir bons sentimentos ou emoção.
Essa prática faz com que o tutor tenha maior confiança no estabelecimento, sabendo que os profissionais irão cuidar bem de seus entes peludos, com escamas, penas, enfim.
14 ideias de logo de pet shop
Com todas essas dicas em mente, é importante que você saiba que é possível aproveitar ideias e modelos prontos para compor seu logo.
É claro que, neste caso, você vai precisar de softwares de edição como Photoshop e Illustrator. Porém, com bons templates, você otimiza o seu tempo ao criar algo original e atrativo.
Os templates abaixo foram selecionados diretamente da Envato Elements, que disponibiliza milhões de ativos e recursos gráficos para profissionais de criação.
Sendo assim, para te ajudar nesse desenvolvimento, separamos 14 modelos de logotipo de pet shop. Eles vão servir como inspiração ou como base para o seu trabalho. Confira!
Logo com desenho de gatinho
Esse é um modelo bastante amigável e divertido. A imagem do gatinho não é realista, o que junto da escolha da fonte, torna tudo mais casual.
Logo de pet shop com mascotes
Quem gosta da ideia de ter uma mascote representando a marca vai curtir essa opção! Neste template, temos a figura de um cachorro e um gato, em um estilo de desenho mais voltado para o cartoon.
Logo para pet shop com cãozinho
Ainda no estilo de uso de mascotes, temos uma opção que traz como personagem um cãozinho muito simpático. Pode ser uma boa opção para pet shops que realizam somente serviços em cachorros.
Logo minimalista para pet shop
Se a ideia de uma mascote desenhada não for de seu agrado, uma logo minimalista, em que vemos somente as silhuetas dos animais, pode combinar mais!
Logo com cachorrinho para pet shop
Nada como um personagem simpático para atrair a atenção do público, não é mesmo? Se você quiser um visual mais infanto-juvenil, esse logotipo cumpre bem a função.
Logo de pet shop com mascote simpático
Esse logotipo traz um mascote simpático e divertido como elemento principal. Uma opção interessante para quem deseja dar um ar descontraído ao seu negócio.
Logotipo de pet shop minimalista
Caso você queira algo mais simples, formado somente por linhas, esse template é interessante. Por conta de seu desenho, ele também se torna mais abrangente.
Logo de pet shop com ilustração “hipster”
Já imaginou ter um logotipo mais moderno e divertido? O uso de uma ilustração, que traz características de um possível público-alvo pode ser uma boa escolha.
Logotipo de petshop clássico
Um modelo de logo clássico é capaz de agradar todas as pessoas. Nesse modelo, além do símbolo que transmite uma certa vivacidade graças ao modo como foi colorido, também apresenta espaços para descrever os serviços.
Logo para petshop em estilo emblema
Um logo em estilo emblema é interessante para quem quer apresentar todos os seus serviços no primeiro contato com o cliente. Apesar de vir com um desenho de um gato, nada impede que você edite e troque o animal.
Logo de pet shop clean
Muitas vezes, o uso de um desenho minimalista, que segue conceitos da Gestalt, pode ser bastante atrativo. Nesse template, temos um visual clean, que ainda transmite movimento.
Logo com mascote para pet shop
Essa é a verdadeira representação de uma casinha de cachorro! A presença de uma mascote torna o conjunto muito mais simpático e amigável.
Logo com passarinho
Caso o seu estabelecimento atenda animais diferentes, considere usar uma mascote diferente de um cão ou gato. Por exemplo, esse logo com passarinho funciona muito bem para clínicas veterinárias.
Logo para petshop de patinha
Tem coisa mais clássica do que o desenho de uma patinha na logo de um pet shop? Porém, para trazer mais modernidade para esse projeto visual, inclua elementos extras (como o pin) e uma fonte serifada.
Crie seu logo de pet shop!
Como você pode ver, a logo de pet shop é uma composição importante entre cores, imagens e tipografia. E tem a missão de transmitir confiança e os objetivos do negócio.
Um bom logo de pet shop deve ser simples, condizente com o estabelecimento e que seja memorizada facilmente pelo público-alvo.
Você pode optar por incluir símbolos clássicos ou inovar para garantir que o logo do pet shop se destaque no mercado de animais.
Com o logotipo pronto, lembre-se de preparar o material adaptável para que seja usado em diferentes formatos e mídias, seja elas impressas ou digitais. E na hora da apresentação, lembre-se sempre de usar mockups para que seu cliente possa ter uma visão mais abrangente do logotipo.
Assim, você tem em mãos uma importante ferramenta de marketing e comunicação!