Embora já houvesse “vazado” no início desse ano, foi somente nessa quarta-feira (15 de julho) que a Nissan assumiu oficialmente seu novo logotipo, junto com o lançamento do SUV elétrico Ariya.
Seguindo as tendências de marcas como BMW e Volkswagen, a empresa decidiu dar um quase definitivo adeus à versão 3D do antigo logotipo, apostando em uma versão flat.
O processo de redesign teve início em 2017, chefiado por Tsutomu Matsuo, gerente geral no departamento de Design Avançado da Nissan.
A equipe considerou muitas variáveis, incluindo uma decisão antecipada de que o novo logotipo fosse iluminado nos futuros modelos 100% elétricos.
Do ponto de vista técnico foi preciso calibrar a espessura do traçado do logotipo para assegurar uma boa legibilidade quando ele estivesse aceso e também seguir as regulamentações governamentais para elementos iluminados em automóveis.
Além disso, a equipe se esforçou para que o logotipo causasse uma forte impressão quando não estivesse iluminado, como em formato digital ou impresso, por exemplo.
O processo foi iniciado em 3D e depois desenvolvido em 2D. O emblema iluminado da marca foi esboçado primeiro, com a retirada da área iluminada para representar a marca em formato 2D.
O “quase adeus ao 3D” citado acima é justificado por isso: a Nissan apresentou as quatro versões do logotipo que inclui uma versão 3D com sombreamento, que ainda poderá ser utilizada em sua comunicação visual.
O novo logotipo começará a aparecer oficialmente nos formatos digitais e físicos à partir desse mês, e aos poucos as concessionárias também começarão a trocar sua identidade visual.
Os modelos elétricos da Nissan exibirão um logo exclusivo iluminado por 20 LEDs, que representam, segundo a marca, 20 anos de redesign entre os logotipos.