O que vou falar agora, não é novidade: muitas coisas do nosso dia a dia têm influência norte-americana. Palavras, comidas, estilo de vida, moda… tudo tem uma pontinha dos Estados Unidos. É claro que o marketing é um dos grandes responsáveis por isso.
Várias metodologias usadas no estudo de mercado, comuns no cotidiano dos marqueteiros, têm seus nomes em inglês. A 5W2H é o exemplo de hoje. Vamos esmiuçar?
5W: What (o quê), When (quando), Where (onde), Why (por quê) e Who (quem).
2H: How (como) e How much (quanto).
Nas etapas do planejamento estratégico é indispensável que todas estas informações estejam claras, para evitar distorções. Após definido o que será feito já devemos saber quem vai executar, em quanto tempo, onde (ou qual departamento) serão realizadas as atividades e, claro, o porquê fazer o que foi proposto. Coadunado a tudo isso, precisamos saber o como fazer e quanto custará todo o processo.
Um exemplo mais claro: Imagine uma agência. O atendimento acabou de chegar com um projeto de reformulação da identidade visual de uma importante empresa. Se o briefing responder todas as questões da matriz, com mais detalhes que o exemplo a baixo, é claro, ele estará completo.
Exemplo:
What (o quê) | Reformulação da identidade visual do cliente X. |
When (quando/ data de entrega) | 25 de novembro de 2016. |
Where (onde/ departamentos) | Departamento de planejamento e criação |
Who (quem) | Pedro, Tiago e João |
Why (por quê) | O cliente vai passar por um reposicionamento de mercado e precisa de nova identidade visual. |
How (como) | Através de um logo mais moderno e comunicação integrada eficiente. |
How much (quanto) | Valor combinado entre o cliente e a agência. |
Viu? Não existem segredos para aplicar a matriz 5W2H em seus projetos! Faça bom uso.
Imagem de capa via Shutterstock