O que eu posso fazer com o Illustrator?

Compartilhe:
Publicidade

Acredito que muita gente aqui usa (ou já usou) o Illustrator em algum momento. Mas acredito também que vários nunca tiveram essa oportunidade.

Pensando nisso, estamos fazendo esse post para que tanto os curiosos como os que já utilizam possam ver todo o potencial que o Illustrator, em sua nova versão, tem.

Muito além das ilustrações, gráficos e logos que o programa sempre foi conhecido por auxiliar designers em todo o mundo, o Illustrator também é usado para criação de layouts para web e mobile, conteúdo interativo e até mesmo animações.

Ilustrações, Gráficos e Logos

logos

Devido ser um software que trabalha com imagens vetoriais (imagens formadas por cálculos matemáticos em vez de pixels), o Illustrator é hoje o programa padrão para esse tipo de trabalho.

Ele permite criar ilustrações, gráficos, logos e muito mais para ser utilizado em qualquer tamanho e mídia.

Layouts para Web e Mobile

layout
Para alguns, um peso. Para outros, um alívio. O Fireworks, tradicional programa para criar layouts e pequenas composições de maneira leve e prática, foi descontinuado.
A Adobe não fez e não irá mais fazer versões atualizadas do programa em suas atuais versões CC (Creative Cloud).
Então, para bons usuários Adobe, duas alternativas são as mais óbvias: Photoshop e Illustrator. Por isso, ambas contam com novas ferramentas para criação de interfaces para dispositivos (web ou mobile).
Sei que existem novas soluções da Adobe para esse tipo de trabalho, mas dos programas consolidados e mais utilizados, os dois dão conta do recado.

Conteúdo Interativo

interatividade
Pensando ainda na parte de layouts. Toda interface é feita para interação com o usuário. Essa interação pode ser feita também no Illustrator através da linguagem JavaScript, ativadas no painel Interatividade SVG.

SVG é o formato de vetor para web, permitindo que os usuários tenham sempre ilustrações vetoriais na qualidade original, não importando o tamanho da tela e nem deixando o arquivo mais pesado por isso (pelo contrário, são bem leves).

Animações

animation

Apesar do Flash ter perdido muito do seu espaço, ainda há uma infinidade de sites que utilizam sua tecnologia. Muitos nunca devem ter mexido nesse programa, mas talvez tenham se deparado com “partes” dele em outros programas da Adobe.

No Illustrator também podemos criar animações em nossos arquivos. Uma das maneiras de realizar essa animação é criando camadas separadas para cada “frame” da animação.
Ou seja, todos os quadros, em camadas separadas, quando forem salvos em um SWF (formato de exportação do Flash), irão executar o movimento.
Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Julian Nunes
Julian Nunes

Veja também