Por dentro do processo de criação: Matte Painting por Adriana Cardozo

Compartilhe:
Publicidade

Estamos de volta com mais um processo de criação para quem deseja aprender mais sobre a técnica de Matte Painting.

A convidada do dia é a Adriana Cardozo, matte painter da Rede Globo com mais de 7 anos de experiência em manipulação de imagens.

Confira o processo de criação de sua belíssima obra “Close Encounters“:

O processo

Meu processo de trabalho para a criação de um projeto autoral e composto por, basicamente, quatro etapas:

1. Definindo luz e mood

Eu iniciei a pesquisa de referências para luz, composição e paleta de cor que levou cerca de quinze dias.

Eu queria trabalhar com a ideia de abdução a partir de uma fonte de luz volumétrica. Para isso todos os elementos da minha cena deveriam convergir para essa fonte de luz que passaria a ideia de estar gerando um fenômeno climático.

2. Pesquisa de ambientes

Nessa etapa eu pesquisei locais que possuíssem uma cadeia de montanhas semelhantes e rochas no mar e em margem de rios.

Sobre o céu, fiz uma pesquisa de nuvens que tivessem uma formação circular e assim, defini que supercelulas seriam ideais para a composição que procurava.

3. Pesquisa de assets e composição base

Já tendo alguns elementos definidos na etapa anterior, começo a procurar imagens com a luz que preciso.

Geralmente demanda um tempo longo, pois procuro fotos com luz, perspectiva e distorção semelhantes para que possam ser coesas na montagem. Me dou a liberdade de levar o tempo que for necessário nessa etapa.

A partir dai criei nove versões em baixa resolução ate definir minha composição final.

4. Produção da imagem final

Depois de definir minha composição passo a trabalhar no arquivo em alta resolução.

O céu é composto por duas fotos, as montanhas por três e o rio por cinco.

A integração de imagens e formada por uma serie de pontos importantes a se destacar. Sendo alguns deles:

  • Recortes
  • Perspectiva
  • Distorção de lente
  • Temperatura de cor
  • Densidade das sombras
  • Intensidade das altas luzes
  • Grão
  • Foco
  • Elementos atmosféricos para gerar profundidade de campo
  • Fotometria geral da cena

Para finalizar, apliquei uma leve aberração cromática na imagem como um todo.

Confira o vídeo do processo:

Sobre a autora

Adriana cursou graduação em Fotografia e começou a trabalhar com manipulação de imagens em 2011.

Integrou a equipe de pós-produção da Platinum FMD, atualmente exerce a função de matte painter na Rede Globo alem de trabalhar como freelancer para publicidade.

Confira mais sobre a artista em seu perfil do Behance.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Renato Souza
Renato Souza

Veja também