Ter uma mente criativa na equipe de fundação de uma empresa pode ser uma maneira de alavanca-la desde o início.
Um sócio designer não é necessariamente “útil” apenas na criação da marca e interfaces de um possível sistema, mas suas habilidades e vivências fora da área técnica também tendem a trazer um grande diferencial para o projeto.
Claro que algumas das características que vou comentar aqui podem estar presentes em diferentes cargos e pessoas, não necessariamente de um designer, mas claro que vamos puxar sardinha pro lado desse, afinal, onde estamos? =]
Mas por que designers?
Rapidamente podemos selecionar algumas empresas de sucesso e perceber uma semelhança entre elas. Por exemplo: Airbnb, Instagram, Slideshare, Tumblr, Vimeo, entre tantas outras. A semelhança aqui é que todas elas tiveram designers dentro da sua equipe de fundadores.
Entre esses exemplos acredito que o mais didático aqui é do próprio Airbnb. O design estava presente desde o começo da empresa devido a seus fundadores, estudantes de design na época, que precisavam de ajuda para pagar o aluguel de onde viviam.
Então tiveram a ideia de alugar o próprio espaço para ajudar nas contas e o sistema começou a ser desenvolvido a partir daí. De 3 aluguéis iniciais, hoje a empresa movimenta bilhões.
Logo no início do sistema, já com pessoas utilizando-o, eles perceberam como os usuários postavam fotos mal tiradas, que minavam chances reais de locação dos espaços. Claro que qualquer um com a mente focada no negócio podia perceber o problema, mas isso talvez tenha sido mais rapidamente percebido devido a bagagem estética que os fundadores tinham.
E após esses primeiros ajustes visuais, a empresa só foi crescendo. O foco no design e na experiência do usuário sempre foram priorizados, sendo esse um dos motivos para o sucesso da empresa.
O case do Airbnb pode ser encontrado em diversos lugares e pode servir de inspiração para muitas pessoas. Mas agora, vamos voltar para uma das últimas coisas que comentei: a experiência do usuário.
O tal do UX
Estudar User Experience é algo que todos nós precisamos fazer, cada um no seu nível de necessidade, afinal, existem pessoas que se dedicam exclusivamente nesse tema.
Mas a vantagem que nós designers e desenvolvedores temos sobre outras profissões é que já temos uma tendência em ter uma atenção maior na Experiência do Usuário. Acredito que muito disso vem da nossa curiosidade natural, algo essencial para essa área, já que precisamos sempre estar curiosos em testar e ver como o usuário reage em cada situação dada por nós.
Dentro desse tópico os designers levam vantagem, mas a análise precisa ser feita de maneira criteriosa, coisa que muitos criativos não conseguem desenvolver. Nessa parte entra o estudo e dedicação que é primordial para um bom resultado.
Apontei o UX como um item importante pela tendência que nós, designers, temos em ter uma relação natural com ele. Mas como sabem, é um tema muito amplo e podemos voltar em partes em outros posts.
Designer multidisciplinar
Não só dentro do design, mas em todas as áreas do conhecimento, uma nova tendência é um profissional fullstack, ou seja, alguém que consiga se desenvolver bem em diversos segmentos relacionados. Isso não quer dizer que precisamos adquirir isso logo de cara e também não digo que você precisa aprender milhares de programas e técnicas simultaneamente.
A questão aqui é que devemos ser multidisciplinares pois todo mundo tem algum potencial que pode ser mais desenvolvido, e a mentes criativas tendem a ter vários desses potenciais totalmente inexplorados e desperdiçados.
A importância dos designers na empresa pode facilmente passar do operacional, criação de layouts, branding, imagens para redes sociais, entre outros exemplos que obviamente são também essenciais. Mas um bom aproveitamento do designer pode ir muito pro lado da própria estratégia da empresa.
Estratégia?
O termo design é intimamente ligado com o significado de projeto. Projeto é algo a ser executado, e para executar bem, precisa ser feito com estratégia.
Então todo designer participa, mesmo que indiretamente na estratégia da empresa. O que pode ser melhor aproveitado aqui é justamente explorar mais isso e participar mais ativamente da estratégia, até mesmo da criação do plano de negócio, liderança e sustentabilidade do projeto.
O dono da coisa
Entre tantas funções em uma empresa, o profissional criativo é um dos que mais podem dar a essência ao projeto. Afinal, ele literalmente da a cara pra ele. E como vimos, pode participar ativamente da estratégia, administrar a experiência do usuário em detalhes.
E aqui entra o cuidado. Tudo que é feito representa a empresa de uma maneira que hoje é a mais forte, a visual. Por isso uma visão de dono aqui precisa ser constante. O cuidado com a marca e tudo que for feito com ela.
E quem melhor para ter esse cuidado que não um dos fundadores da empresa? Mais um ponto para designers na equipe de fundação!
Conclusão
Como disse no começo: todas as áreas tem sua importância específica na criação e manutenção de uma empresa. Aqui entrei mais no design pois estamos em um blog sobre o assunto.
E montar uma equipe para iniciar um projeto não é algo simples, várias coisas devem ser levadas em consideração. Mas talvez analisando esses pontos, você considere um profissional criativo nessa base =]