Por dentro do processo de criação: como funciona uma Auditoria em UX

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Continuando com nossa série “por dentro do processo de criação”.

Agora conversei um pouco com o Ubiratan, responsável pela Online UX Team e idealizador do UX Immersion, que vai acontecer no dia 02 de junho.

O Ubiratan vai nos contar um pouco como é e qual é a importância de uma auditoria/consultoria em UX (Experiência do Usuário) nas empresas atualmente.

Curiosos? Então acompanhe a entrevista:

Antes de começarmos, fale um pouco de você.

Meu nome é Ubiratan Silva.

Trabalho com projetos digitais há mais de 20 anos, sou mestre em Design pela Unisinos e atualmente atuo como CEO da Online UX Team e Sênior UX/UI Designer.

O termo “Auditoria de UX” é algo novo. De onde surgiu essa necessidade?

Há um bom tempo, desde que iniciei a prestar consultorias em UX e UI, venho percebendo que existe uma crescente importância e necessidade de trazer um olhar externo de user experience para algumas empresas sobre seus produtos e serviços. É esse olhar externo que venho chamando de “auditoria UX”.

As equipes costumam ficar por muito tempo imersos no desenvolvimento da solução, buscando por melhorias, arrumando bugs, criando atualizações e novas ferramentas.

Assim as pesquisas e estudos sobre o usuário e seu contexto de uso que eram tão importantes no começo para concepção de uma solução ideal vão sendo deixados de lado devido as urgências dos prazos de entrega e novas funcionalidades que vão surgindo no processo disso surge uma necessidade por um olhar externo sobre a experiência do usuário de modo a trazer insights não previstos no desenvolvimento.

O que você acha que atrapalha mais as equipes até o momento dessa auditoria?

Quando o produto vai se desenvolvendo, é natural começar a surgir alguns “apegos” em partes do desenvolvimento dessa solução, afinal, foram dias, semanas e meses desenvolvendo algo e seria “impossível ficar ruim”.

Então a equipe acaba desenvolvendo uma gradativa incapacidade autocrítica, principalmente em um olhar mais amplo. Acabam então não enxergando alguns caminhos por onde poderiam ter soluções melhores.

Quanto você acha que esses “apegos” atrapalham em uma análise?

Primeiramente, isso não acontece de forma proposital. É causado pela própria dedicação ao buscar buscar uma solução específica, mas isso acaba cegando a equipe para detalhes que uma visão externa na questão da experiência do usuário poderá apontar melhor.

Qual é a importância e os principais benefícios de uma consultoria em UX?

Quando a empresa chega ao ponto de perceber essa necessidade, ela pode esperar alguns benefícios importantes na evolução do seu produto ou serviço ao iniciar uma auditoria em UX/UI.

O primeiro é que uma auditoria em UX vem com uma visão sem preconceitos e até mesmo sem o espírito adquirido pela própria equipe de desenvolvimento e, principalmente, sem os “apegos” mencionados anteriormente.

Assim essa consultoria vai atingir uma visão e análise crítica para perceber os problemas a serem solucionados de maneira muito mais eficiente.

Também é muito importante que uma consultoria dessa vai implementar diferentes análises e métodos.

E toda quebra de paradigmas acompanha uma reflexão em nos próprios métodos abordados anteriormente e com isso novas e melhores soluções podem surgir.

Alguma dica para quem quer contratar ou mesmo trabalhar com UX?

Um trabalho desse tipo não pode ser feito com a intenção só de apontar erros da equipe de desenvolvedores. Não é uma busca por culpados. Isso vai gerar um bom desconforto com o time que dedicou um grande tempo para encontrar a solução atual.

Então uma auditoria em UX precisa ser vista como uma ferramenta para ajudar em uma melhor experiência do usuário do serviço ou produto, uma contribuição e melhoria.

Precisa ter o objetivo de simplesmente ter uma visão externa e próxima do usuário para ser isento de apegos e poder então perceber detalhes importantes que podem ter passado despercebidos.

Sobre o evento

O que o Ubiratan falou um pouco pra gente foi só um gostinho mesmo do que o UX pode fazer para melhorar produtos e serviços seus ou de seus clientes.

Quer conhecer mais técnicas e ferramentas para aplicar esse tipo de consultoria?

Então venha com a gente no UX Immersion nesse dia 02 de junho. E aproveite para comprar o ingresso aqui com 10% de desconto para nossos leitores!

Nos vemos lá!

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Este artigo foi escrito por:
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Julian Nunes

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