Nesse ano a Bienal de Design Gráfico, em sua 12ª edição, acontece em Brasília e conta com 500 projetos selecionados entre diversas áreas do design.
Desses projetos 50 foram selecionados para a mostra que acontecerá na capital brasileira, o restante fará parte do catálogos impressos e online.
O evento é gratuito e aberto de terça a domingo, das 9h às 21h entre os dias 4 de agosto a 10 de setembro de 2017.
Separamos algumas das obras que encontrará na bienal desse ano (dentre as 500 do catálogo online)
Lettering – Sou Maria mas não vou com as outras
O cliente da campanha em que foi desenvolvido o lettering em questão é a marca de absorventes Intimus. Nas imagens a seguir mostra um pouco o processo de criação desse trabalho.
Arte: Cyla Costa; Agência: VML; Direção executiva de criação: Silmo Bonomi; Direção de criação: Jairo Anderson; Redação: Jairo Anderson, Juliana Ribeiral, Catarina Menchik; Direção de arte: Silmo Bonomi, Rodrigo Marinheiro, Yumi Shimada; Produção de vídeo: Paranoid; Direção: Rafa, João; Foto: Ricardo Perini, João Kehl
Capas para o Guia do Estudante FUVEST e ENEM
As letras das palavras FUVEST e ENEM aparecem a partir de formas que fazem referência às matérias, desafios e objetos que poderão ajudar o vestibulando.
Direção de arte: Fábio Bosquê; Ilustração: Rodrigo Maroja
Cartaz dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – Olympic Grids
Tradicionalmente, cada edição dos Jogos Olímpicos dá a oportunidade de artistas nacionais criarem suas versões para a competição.
Nesse cartaz foram abordados os grids que sugerem as quadras, regras e características de cada modalidade, e em sua composição foram utilizadas as três cores Pantone: bronze, prata e dourado.
Diretor de criação: Gustavo Greco; Gerência de criação: Tidé; Gerência de projeto: Emília Junqueira; Design: Ricardo Donato; Produção: Alexandre Fonseca, Allan Alves
Branding Maxsushi
Fugindo do elementos feudais tradicionais e indo para uma linha mais contemporânea da cultura japonesa, a estratégia da marca Maxsushi rendeu um prêmio de Brand Design do ABF+Retail Design Institute, importante premiação do mercado de franquias brasileiro.
Direção criativa e design: Rodrigo Francisco, Braz de Pina; Estratégia de marca: Luis Feitoza; Desenvolvimento de design: Verônica Sauthier, Murilo Pascoal; Fotografia: Emmanuel Gonçalves; Estratégia de redes sociais: Frank Michael; Redação: Ana Luisa Machado; Produção gráfica: Cirgráfica
Livro – Berenice corta o cabelo
O conto de F. Scott Fitzgerald já recebeu inúmeras impressões diferentes, já que está em domínio público. Mas essa proposta chama atenção pela sua criatividade e ilustrações.
Da base do livro sai um fitilho feito a partir da linha de costura do próprio caderno, simulando o cabelo da protagonista. Como o conto surgiu em jornais, o autor manteve uma tipografia semelhante.
Projeto gráfico: Daniel Justi; Ilustração: Mika Takahashi
Trabalho acadêmico – Batidas
Nesse projeto, a autora criou propostas de notas diferenciadas para a nossa moeda, usando elementos culturais e subjetivos, com muita cor, forma e ritmo, como a nossa cultura. O resultado ficou muito bem executado, interessante e divertido.
Autoria: Tatiana Frambach; Orientação: prof. Fabio Lopez
São centenas de obras escolhidas e todas podem ser vistas parcialmente no site da Bienal de Design. Vale a visita, tanto digital como presencialmente!