Lá se foram quase 7 anos desde a criação do Designerd, em outubro de 2009. Consegue imaginar quantas coisas aconteceram de lá pra cá?
O cenário da internet mudou completamente. Se antes nós não tínhamos tanta informação sobre design, hoje nós temos uma infinidade de blogs, fóruns e canais no youtube que tratam do assunto.
E quanto ao profissional, o designer? Esse também evoluiu muito nesses últimos anos. Novas metodologias, novas ferramentas, novos processos. São muitas informações disponíveis para qualquer profissional se especializar.
Mas eu sentia que o Designerd precisava dar mais um passo à frente. Afinal, tudo mudou muito depressa. E esses quase 7 anos passaram voando.
A nova marca
Quando procuramos uma mudança em nós mesmo, geralmente isso começa pelo visual. Um novo corte de cabelo ou talvez uma outra forma de se vestir.
No final de 2015 procurei essa mudança para o Designerd. Sua nova marca precisaria dizer com clareza essa nova fase que se iniciaria.
Para isso, conversei com o Walter Mattos, cujos trabalhos eu já acompanhava há muito tempo.
Quando expliquei o que queria, ele topou na hora encarar o desafio de criar uma nova marca. Eu sabia que não iria me arrepender de contratar um profissional tão competente.
Algum tempo depois, no dia da entrega da nova marca, eu estava tão ansioso quanto um pai que vai ver pela primeira vez o filho. E cá entre nós: que filho lindo esse que nasceu.
Talvez o maior desafio era manter, de alguma forma, o símbolo da “Hashtag” (#), que estava presente ao lado da palavra Designerd desde os primórdios.
Eu ficava imaginando: como que o Walter vai fazer isso? Que linha ele vai seguir?
Quando recebi o PDF com apresentação da nova marca, fiquei literalmente uma manhã inteira analisando cada detalhe desse novo símbolo (que eu conheço há pouco tempo mas que já considero pacas).
O Walter conseguiu resumir em um um único símbolo vários significados que espelham exatamente o objetivo dessa nova fase.
A ‘hashtag’
Presente desde o primeiro rascunho da marca, a hashtag (conhecida também como jogo da velha, tralha ou cerquilha) carrega um significado de convergência, de concentrar informações relevantes em um único lugar.
Compartilhamento
O símbolo também consegue refletir a ideia de compartilhar, distribuir, informar e inspirar. Fazemos isso por meio de posts aqui e em nossa página do Facebook, e nossos leitores também participam desse processo espalhando a informação em suas redes sociais.
Conexão
No símbolo, as ideias de link e conexão estão representadas de maneira bem clara. É uma forma de sugerir também as ideias de transformação, evolução e conhecimento.
A letra “d”
O símbolo também é um monograma, representado pela letra “d”. Dessa forma é feita relação direta com o nome assinado pela marca e, com isso, o observador recebe um estímulo para melhor compreensão e memorização.
O logotipo
A construção da fonte do logotipo foi baseada em conceitos de três fontes já existentes: Raleway, Helvetica e Montserrat. Na imagem abaixo, você consegue notar os destaques para as seções que inspiraram o design final do logotipo.
O resultado final conseguiu expressar exatamente o que queríamos: reafirmar nosso compromisso com nossos leitores, tendo como base os três pilares, que sempre nos guiam: informação, inspiração e educação.
Um novo site
Para acompanhar essa grande mudança, reformulamos nosso site para que o leitor possa encontrar as informações de modo mais simples e objetivo.
Nesse novo layout, quisemos criar um apelo visual maior e mais fluidez para as informações.
Muita coisa ainda está por vir. Prepare-se, pois as novidades estão apenas começando!